Honda Civic LX 2001-2006

A Motorpasion Brasil trouxe, em seu site, análises de alguns modelos semi-novos para vocês leitores escaparem das armadilhas que podem encontrar durante a aventura da compra de um carro usado.

Este Blog reproduz hoje a análise do Honda Civic LX, modelo muito querido pelas lojas de usados por não demorar muito no pátio esperando um novo dono e odiado pelos mecânicos por não trazer muito trabalho a eles devido a sua confiabilidade mecânica e resistência. Desde já parabenizo e agradeço Rosalvo Neto pela qualidade do Post de sua autoria, aqui ora replicado.

Fabricado no Brasil desde 1997, o Civic vem ganhando fãs dia após dia por suas qualidades construtivas e por sua durabilidade. Criado para ser um veículo honesto e duradouro em outros mercados, o Civic encontrou no Brasil um ambiente perfeito para criar raizes.

Projetado para ser simples e ao mesmo tempo confortável, o Honda Civic ganhou status de modelo médio no Brasil ao competir com modelos como Chevrolet Vectra e Fiat Marea, depois ganhando companhia doToyota Corolla ainda na década de 90.

O modelo a ser analísado hoje corresponde a segunda geração nacional, lançada como modelo 2001 e hoje o mais ambudante no mercado de usados. Podemos encontrar 2 variações deste modelo, a original que foi fabricada de 2001 até 2003 e a restilizada modelo 2004 até 2006, quando foi lançado o New Civic.

Encontrar um modelo em bom estado é facil, já que o veículo é geralmente comprado por pessoas de uma faixa etária que costuma não judiar dos veículos. Mesmo os modelos com alta quilometragem costumam manter suas caracteristicas originais, principalmente na mecânica.

O modelo LX mais básico já vem com os acessórios mais desejados pelo consumidor comum. Ar-Condicionado, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, abertura do porta malas e do tanque de combustível por comando interno, radio com toca CD, iluminação de leitura dianteira e traseira e air bag duplo.

O motor 1.7 com 115 cv tem fama de inquebrável e geralmente dura mais de 300 mil km sem maiores manutenções. Seu consumo médio na versão manual gira em torno de 11 km/l na cidade, mais um atrativo no modelo.

Os Honda Civic ano 2003 modelo 2004 contam com leve restilização frontal onde foram trocados parachoque e farois, onde ficou muito parecido com o Honda Accord, e na trazeira onde foram trocados tambem o parachoque e lanternas, que ganharam elementos circulares. Também passou a vir de série com rodas de liga-leve.

Pontos críticos

Quando for comprar um Honda Civic desta geração é preciso estar atento a 2 itens: Suspensão e direção. A suspensão do Civic usa um conceito refinado de braços independentes na traseira que possui muitos elementos e buchas que costumam se desgastar precocemente. O mesmo problema pode ser encontrado tambem na dianteira do véiculo onde as bieletas e articuladores tem desgaste acentuado quando o veículo trafega constantemente por vias de pavimento irregular.

caixa de direção tem um problema crônico de folga, que em alguns modelos aparece precocemente antes dos 50 mil km. Pode-se trocar a caixa por uma nova mas o problema retorna em pouco tempo, pois segundo algumas fontes é uma falha de projeto. Felizmente no mercado paralelo existe um kit que resolve o problema definitivamente.

Descobrir esses problemas é muito fácil, e qualquer pessoa sem conhecimento mecânico mais aprofundado pode tentar. Ao testar o Civic, leve-o a uma rua de calçamento irregular, de preferência de paralelepipedos, leve o carro a 60 km/h, feche os vidros, desligue o som e o ar condicionado e tente observar estalos oriundos da frente e fundo.

É comum ocorrer um desgaste prematuro dos amortecedores, e nem sempre é possível descobrir pelo teste básico de empurrar o carro para baixo e ver a oscilação pois o mesmo tem molas muito duras. O mais seguro é levar o veículo a uma rua com lombadas e observer seu comportamento na traseira. Se possível, peça para alguem acompanhar você e observar se as rodas pulam demais ao passar por buracos.

Aproveite para fazer curvas de raios variados, mantendo essa velocidade, se a caixa de direção estiver com problemas, alguns estralhos surgirão na regiao interna do carro, próximo a coluna de direção. Geralmente são ruidos como o som de instrumentos de percusão de uma escola de samba, e incomodam muito. No caso de reparo, o custo pode chegar a 3 mil reais incluindo a mão de obra.

Observe também o oléo do veículo, é comum casos de desgaste prematuro no motor devido ao uso de lubrificantes fora de especificação que causam a temida borra. Essa borra pode vir a entupir a bomba de óleo, e levar ao travamento do motor. Não pense em quebrar o motor deste carro, o conserto poderá ser inviável caso seu bolso não tenha pelo menos 5000 mil reais disponiveis.

O sensor de marcha lenta costuma dar problema tambem nessa versão, mas para descobrir defeitos também é fácil. Acelere o veiculo em uma reta com o ar condicionado desligado, depois acione o freio até parar o veículo. O mesmo deve retornar a marcha lenta sem manter a aceleração acentuada. Logo apois acione o ar condicionado. Se o motor morrer, ou ficar acelerado, a peça pode estar precisando de uma limpeza ou até mesmo ser trocada.

A embreagem não costuma se desgastar prematuramente, porém é normal o pedal apresentar um ruido irritante ao ser pressionado . Pode ser resolvido por lubrificação, porém o problema retorna em pouco tempo. A lubrificação pode ser feita em casa com desemgripante comum segundo um mecânico de uma concessionária Honda local.

Mercado

O modelo é facilmente encontrado em lojas de usados, porém ele não costuma ficar muito tempo no pátio. Os modelos de 2001 até 2003 são menos valorizados por não terem as alterações estéticas do modelo 2004 e por problemas na suspensão traseira que tem uma calibragem mais dura que faz o carro pular muito.

Se tiver preferencia pela versão automática, pode comprar sem maiores medos pois o cambio é altamente confiável. Esta versão costuma ter preço 3 mil reais acima de uma manual, mas vale a pena o investimento devido a comodidade e pela suavidade que o modelo apresenta com esta trasmissão.

A oferta de cores não é muito variada, sendo encontrado mais facilmente nas cores preto, prata, grafite e dourado. O interior sempre é cinza claro, seja em couro ou em tecido. Não costuma ter maiores problemas de acabamento, somente no volante que descasca devido ao ácido úrico acumulado em demasia por alguns motoristas.

O preço do seguro é mais barato do que muitos modelos populares. Na região das grandes capitais seu seguro varia entre 1500 e 2500 reais, para um homem casado acima de 40 anos, e demais condições normais como garagem coberta e uso como carro particular

Os preços variam entrem 23 mil reais (Modelo 2001 manual) até 36 mil reais (Modelo 2006 automático), sendo que há uma diferença de preços muito grande entre o modelo 2003 e o 2004 devido a restilização sofrida entre esses anos.

Pelo preço de um popular mais novo você pode levar para casa um modelo que te dará muito mais prazer em condução, espaço interno (o assoalho traseiro plano é perfeito para as crianças!), baixo consumo e baixa manutenção em comparação a outros modelos da mesma categoria. Mas não caia na tentação caso seu orçamento não tenha uma folga. Em caso de manutenção os preços nunca serão baratos.

Escrito por Rosalvo Neto em 18 de abril de 2009 para o site Motorpasion Brasil.

Fonte: http://www.motorpasion.com.br/tipos-carros/seda/guia-de-compra-honda-civic-lx-2001-2006/

About these ads
Esta entrada foi publicada em Carros, Honda com as etiquetas , . ligação permanente.

13 respostas a Honda Civic LX 2001-2006

  1. AGUINALDO diz:

    Comprei um Honda Civic 2006 em uma autorizada de Ribeirão Preto – Lago San..rodei os mizeros 9.000km e notei um barulho na frente …era este probelma crônico do carro..CIVIC LX 2006…na revisão dos 10.000 KM relatei ao mecânico e o mesmo disse ter resolvido , não resolveu ! deixei o carro novamente e disse que este problema que favia relatado estva ainda no carro…apo´s 02 dias me liragam e disseram que tinham detectado o problema que teri ade tricar um kit de R$ 600,00 …indaguei que o caro tinha sido comprado em só rodado 10.000KM E já apresentava problema..? me disseram para levar o carro lá …fizeram alguma coisa nele e parou….após 2 .000km extaos voltou a dar o barulho…..leveu novamente e o motorista do teste falou que era o tal reparo que tem que trocar e custa R$ 600,00 ….É UM ABSURDO !! UMA FALTA DE RESPEITO…Comprei um carro numa concesionária autorizada( usado ) mas com o respaudo de ser uma autorizada e pago + caro por isso …E vejamos ninguém assume isto……Vou pagar para acertar …Mas não compro + nest concessionária e falarei para meus amigos que possuem Honda em Ribeirão não façam manutenção nesta concessionária pois eles enganam as pessoas de bem…..e farei o serviço numa outra concessionária.

    Aguinaldo

  2. Douglas Silva diz:

    Comprei em 2009 meu civic 2005/2006, carro veio com este problema na caixa de direção mas foi solucionado, nunca mais ouvi. Já rodei 117 mil kilometros, nunca troquei correia dentada, única coisa que fiz foi a troca de óleo, pastilhas de freios, buchas da bandeja. Eu acho o carro maravilhoso e não penso em vendê-lo. Mesmo porque carro só desvaloriza e perde dinheiro.

  3. Marcelo de Almeida Oliveira diz:

    Estou querendo comprar um Honda LX 2001 e gostaria de algumas dicas dos companheiros que estão a mais tempo com este carro. o que verificar a princípio. O ruim e que não sei a procedencia do mesmo. se puderem me ajudar agradeço desde já.

    Um forte abraço a todos.

  4. autercler junior diz:

    to comprando um civc 2004 com 150 mil km, por 20 mil de um amigo… essa versão 2004 é boa?

  5. Durval de Freitas diz:

    -Tenho um Honda Civic 2003, automático, o carro é muito bom, comprei usado, mais estou satisfeito com ele, porém acusou um defeito que não consegui elucida-lo, apesar de ter acontecido sómente 2 vêzes e não sei se por coincidencia ou interferencia quando chove muito, o carro perde potencia, da impressão que prende as rodas , então eu encosto desligo o motor e em
    minutos, religo o motor e continuo a viajem sem mais problemas, levei o carro em um mecanico de
    confiança, que fez uma avaliação e não constatou nada, mais por via das dúvidas fêz uma limpeza
    nos bicos e trocou as velas, de la para cá não voltou àcontecer, porém como disse anteriormente
    não peguei chuva forte ainda. Se alguem tiver conhecimento desse tipo de defeito agradeceria muito se puder me ajudar me dando uma dica doque poderia ser
    -Um forte abraço a todos e boa sorte

    • meu nome e magdo comprei um honda civic 2001 2002 ele e otimo mais onde mora sao muito dificeis as peças dele , tenho q compra em outro estado..

      • , comprei um honda civic 2001 2002 ele tava com mesmo problema , levei ele no mecanico e ele disse q seria o kit de embreagem troquei ficou otimo.

  6. Reinaldo Couto diz:

    Comprei um Honda Civic 2001 LX 1.7 , está com 135.000 km, Gostaria de saber qual é a “Marca e especificação” do tal Óleo Lubrificante , a ser usado no mesmo, que não ocasiona borra prejucando o motor, e se preciso efetuar a troca da correia dentada.
    20/06/2014.
    obrigado !

    • Tem que ser o óleo com as seguintes especificações: SAE 10W-30 API-SL e não pode ser óleo sintético e pela Km é ideal a troca da correia dentada, eu tenh o um Civic LX 2003 e acabei de fazer a troca da correia dentada e ele está com 150.000 Km…

  7. Tem que ser o óleo com as seguintes especificações: SAE 10W-30 API-SL e não pode ser óleo sintético e pela Km é ideal a troca da correia dentada, eu tenh o um Civic LX 2003 e acabei de fazer a troca da correia dentada e ele está com 150.000 Km…

  8. PAULA diz:

    ESTOU COM UM HONDA CIVIC ANO 2001 E JÁ FAZEM DOIS MESES QUE ELE DEU UM PROBLEMA NA CAIXA DE MARCHA E O MEU MECÂNICO NÃO CONSEGUIU AINDA RESOLVER. ELE ESTA SEM ACELERAÇÃO NA 2 MARCHA ASSIM QUE ELE TROCA A MARCHA. ELE E AUTOMATICO.

    • Euler diz:

      ele está sem aceleração?… ou parece que a 2 marcha virou o neutro e o carro só acelera… não anda?
      se ele só acelera na segunda e da um tranco direto pra terceira ele pode estar com os discos do cambio queimados… assim você vai gastar uma boa grana nisso tendo que revisar o conversor de torque também. tem um vendedor muito bom no ML ele vende esse kit de discos. o kit se chama: Master Kit Câmbio Automático Honda Civic

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s