As armadilhas escondidas na compra de um carro usado

Comprar um carro usado pode ser realmente uma aventura perigosa, é o que afirma Rosalvo Neto do site Motorpasion. Contudo, se você encontrar o carro certo a relação custo x beneficio vai valer a pena. Vejamos então mais algumas dicas importantes para escapar dos perigos da selva das revendas de carros.

Basicamente não existe lojas de carros usados que sejam totalmente honestas. Muitos irão me criticar ou dizer que sou errado, mas todos precisam viver e o que é honesto é o carro e não o vendedor. Se ele comprar um carro com boa procedência, sorte a sua se não…

A primeira armadilha é a do anúncio falso. Você liga querendo um Chevrolet Corsa ano 2005 e o vendedor diz que tem. Quando você chega a loja descobre que o modelo é ano 2004, modelo 2005. O simpático vendedor irá dizer que eles compram pelo modelo e não pelo ano. Não caia nessa história. Pague apenas o valor do ano.

Outra armadilha básica é a da revisão de entrega. O vendedor costuma sempre dizer: Este carro foi todo revisado e não vai te dar problemas. Geralmente isso é a maior mentira! O carro quase sempre é vendido como entra na loja. Em autorizadas de fábrica as vezes revisão o carro, porém não confie.

Meu atual carro, o Corsa Joy que vocês podem ver na primeira matéria da seção Carro do Leitor foi comprado em uma conceituada concessionária da minha cidade e ele foi totalmente revisado. Semana passada descobri que o filtro de combustível que prometeram trocar tinha 4 anos de uso, ou seja, ainda era original!

Verifique ao comprar as peças que foram trocadas. Peça uma nota do que foi revisado ou se recuse a comprar um carro que já foi revisado. Eles nunca são realmente. Outro problema é que quase nunca a revisão é feita com peças originais, então nunca confie na troca de correia dentada da loja.

“Este carro nunca foi pintado doutor“. Se escutar isso e o carro tiver mais do que 6 meses de uso desconfie. Existem muitos carros que são repintados ainda na concessionária quando zero kilometro. A maioria dos motoristas odeiam ver seu carro zero kilometro arranhado, então sempre repitam quando a pintura da defeito.

Olhe bem alguns detalhes para fugir da enganação. Borrachas com marcas de tinta, portas desalinhadas, farois que não casam bem com as linhas do para-lamas, tampa do porta-malas que não cas direito com o para-choque, frisos tortos denunciam realmente batidas.

Cor diferente de uma porta para a outra nem sempre é um problema grave, as vezes o antigo dono apenas levou o carro para tirar um arranhão e o serviço foi mal executado, então atenção veja bem os detalhes falados acima e não diferença de pintura apenas.

Fique de olho atento a detalhes de acabamento. Sim, tem donos de carros que são descuidados e o carro envelhece mais rápido (principalmente aqui onde moro na nossa querida Bahia), porém é fácil saber que um carro com 25 mil km rodados não tem carpetes desgastados ou o step não é mais original.

Os pneus costumam durar pelo menos 35 mil km, então desconfie daquele carro ano 2008 com 12 mil km que tem pneus diferentes dos orignais da fabrica. Caso perceba isso questione o vendedor e observe sua resposta. Se ele tentar dizer que são os originais e você sabe que não, fuja!

Fonte: http://www.motorpasion.com.br/ 

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3 respostas a As armadilhas escondidas na compra de um carro usado

  1. É verdade. A maior dificuldade é encontrar gente idônea neste mercado. Mas, com um pouco de pesquisa e ajuda deste blog tudo fica mais fácil.

    Kid
    http://criticcidade.wordpress.com/

  2. Homem Martelo diz:

    Parei no “revisão”.

  3. Jorge Alfredo Hennig diz:

    Gostaria de contribuir com MAIS uma dica, para quem quer comprar um carro usado, para não se incomodar como me incomodei..Verifique no carro de sua preferencia, além do que já foi informado o PNEU ESTEPE – retire do compartimento do carro e veja o pneu e aro. PAINEL ELETRÔNICO no interior do carro verificar (piscas, busina, farois, luz de ré além é claro das luzes do painel). ANTES DE EFETUAR A AQUISIÇÃO DO MESMO, “teste-o” em ruas esburacadas, com desnivel de pista, e com “lombadas” se escutar no deslocamento do veiculo “”fortes batimento de ferro contra ferro”, na parte dianteira do carro realmente, não foi revisado, pois necessita troca imediata do kit do estabilizador, que soluciona o problema ok? Espero ter contribuido..

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