Quanto tempo ou quantos quilômetros dura um motor?

Um motor pode durar muito tempo, por isso temos carros antigos ainda em funcionamento, mas falando especificamente de quilometragem, pode-se rodar até um milhão de quilômetros ou mais.

Achou absurdo? Pois não é.

Depende de como se roda, de como é feita a manutenção e muitos outros fatores. Boa parte dos carros rodam muito antes de irem para os ferros-velhos e geralmente só saem das ruas por problemas com documentação ou acidentes que resultam em perda total.

Sendo assim, pode-se afirmar que vários fatores podem tirar um carro de circulação, mas ao contrário do que muitos podem pensar a quilometragem alta não é um deles, pois quase sempre há possibilidade de se recuperar um motor desgastado.

Então se você respeitar o limite de rotação do motor, as trocas de óleo, a verificação da água de arrefecimento, troca de velas, cabos, correias e outros periféricos do motor dentro do plano de manutenção estipulado pela fábrica, além é claro do abastecimento com combustível de qualidade é muito provável que seu motor rode até 250 mil quilômetros sem necessidade de retífica.

Para resumir, a durabilidade do motor depende mesmo é da peça que está atrás do volante (o motorista). E na hora de comprar um carro usado verifique o estado geral do veículo e não se atenha apenas a quilometragem. Muitas vezes carros usados com quilometragem baixa na verdade tiveram seu hodômetro adulterado e podem ser verdadeiras bombas.

About these ads
Esta entrada foi publicada em Como comprar com as etiquetas , , . ligação permanente.

313 respostas a Quanto tempo ou quantos quilômetros dura um motor?

  1. Thalita diz:

    Muito bom este post, não sabia que motor podia “rodar” tanto. Como sugetsão coloca alguma coisa relacionado a alinhamento e/ou balanceamento.
    Sou leitora assídua do blog.

    Abraços,

    Thali Lopes

    • Darkosbi diz:

      Olá Thalita. Obrigado por sua visita ao Blog e seu interresse constante. Vamos providenciar posts relacionados as suas sugestões. Abraços.

      • Daniel Pinto diz:

        Boa tarde. Estou para comprar um Honda Fit LX 2010. Está com 100 mil km rodados. Todas revisões até 90 mil km foram realizadas em concessionárias Honda, conforme consta no manual. Ocorre que as pessoas estão dizendo que está muito rodado e o motor, embreagem e suspensão não aguentam mais. Compro ou não compro? Me ajude por favor. Abraços.

      • Roberto diz:

        Olha Daniel, um carro com 100 mil km é considerado com média rodagem, ainda mais sendo Honda, que fabrica automóveis muito confiáveis e duráveis. As autorizadas Honda foram eleitas as melhores do Brasil na última pesquisa 4Rodas. Se o dono anterior foi zeloso, como tudo indica, pode comprar sossegado, mas, por via das duvidas, leve junto um mecânico de sua confiança, teste tudo, como sempre faço quando vou comprar um usado. Com o motor, pode ficar tranquilo, ele chega fácil aos 300 mil km. Se tiver que gastar, certamente você terá despesas com a suspensão, graças às nossas ruas e estradas mal conservadas, fora as valetas.
        Câmbio, só se for mecânico, aí terá algum gasto na sua manutenção, nada muito caro, assim como a embreagem. Enfim, Daniel, eu, particularmente, compraria esse Fit se o preço estiver pouco abaixo da tabela FIPE, peça desconto, pois o mercado está favorável ao comprador.
        E boa sorte !

    • dirceu abreanches diz:

      Meu Uno Mille 95/96 foi comprado 4m 2001 com 121.000 Km. Hoje está com 392.200 Km. Em 2003 instalei o kit p/ GNV. Nunca houve intervenção mecânica no motor, cambio e embreagem. Uso óleo comum (20/50] e 1/2 litro fr bardal b 12). Troco a cada 10.000 Km e a cada troca consome de 1/2 a 1 litro de óleio. Passa anualmente pelos rigotosos testes dp INMETRO sem restrições.

      • dirceu abranches diz:

        Olá, Hoje meu uno ep 95 está com 402.000 Km. Troquei o radiador com 390.000 Km e a embreagem original com 401.000 Km. Passou no teste do inmetro. Não consome óleo. Motor e câmbio nunca deram qualquer problema. Dirceu

    • Ricardo diz:

      Pois é, tenho um Honda Fit 2004 e esta com 202 mil Km, e em todo lugar que vou vendê-lo dizem que não tem valor pois esta muito rodado, o carro nunca deu problema e todo ano passa fácil na controlar, só usa óleo original honda.

    • Valney Oliveira diz:

      pois é tenho um renalt clio e está com 294.000 km rodados. acho que vai até uns 450.000 sem precisar de retifica. o importante é a qualidade do oleo que é colocado nele para não criar borra.

  2. Rapaz, e roda isso tudo mesmo?! Tem de ser um carro cabriocárico!

    Sucesso!

    Kid

    http://criticcidade.wordpress.com/

  3. Italo diz:

    Muito construtivo esta informação. Parabéns!

    Sabe me dizer se o cambio automatico do civic 99 até 2001, pode aguentar mesmo sem manutenção pesada até os 300 mil Km ?

    • Iuri Osbi diz:

      Prezado Italo, obrigado por seu comentário. Quanto ao seu questionamento, devo dizer que o câmbio automático do honda civic sempre foi bastante confiável. Contudo, não posso afirmar que este câmbio chegaria até 300 mil Km sem manutenção pesada (troca de componentes importantes), porque a durabilidade destas peças depende da manutenção preventiva que deve ser feita regularmente e do uso correto do dispositivo. Supondo que este carro tenha o melhor uso e a melhor manutenção possível, ainda assim devemos considerar que 300 mil km é muita coisa e seria muita “sorte” não ter problemas provocados até mesmo pelo desgaste natural do conjunto. Mas enfim, o segredo na hora de comprar um carro como este é verificar no manual do proprietário se as manutenções preventivas foram feitas de acordo com o programado. Carro sem manual do proprietário devidamente preenchido (e sem rasuras), nem pensar! O Honda Civic é uma das melhores opções de compra de carro usado.

      Boa Sorte!

      Espero que tenha te ajudado.

      Iuri Osbi

      • wilson jose de lira diz:

        vou torcer para qui o meu carro gol g3 ano 2000 rode bastante, o motor esta com 343 mil km rodado original na data de hj, a embreagem foi trocada com 185 mil e ainda dava pradar mais uns 20 mil se kisesse, bomba dÀgua 235 mil,

  4. fino diz:

    boas…. pessoal

    eu tenho uma renault express de 90 e so com a manutencao de modar o oleo, correias e outras coisas basica o motor sem ser aberto ja tem 1 085 000 sem problemas … e ainda esta em circulacao … pois claro para este quilometro tem que se tem um conducao boa para dar o maximo de vida ao motor…

  5. luis diz:

    achei show de bola o documentario ..
    me ajudou bastante arigatoo gozaimassu….

  6. Higor diz:

    boa tarde ,
    Meu pai tem uma parati bola 96 muito conservada , manutenção em dia … e com 103 mil km rodados ,
    Gostaria de saber, se manter esse cuidado com o veículo , qual a duração do motor (km) sem retífica?

    • Iuri Osbi diz:

      Olá Higor. Certamente a boa manutenção é um fator decisivo para a longevidade do motor. Como o carro do seu pai já passou dos 100 mil km, recomendo um cuidado especial com as trocas de óleo, que devem ter uma frequência maior para evitar maiores desgastes e acúmulo de resíduos, ou seja, se normalmente trocamos o óleo deste carro com 10 mil km rodados, a sugestão é que se troque agora à cada 6000 mil km. Utilizar o óleo recomendado também é importante, assim como manter o sistema de arrefecimento do motor em perfeitas condições também (radiador, mangueiras, ventoinha, reservatório de água e a própria água + aditivo) . Dependendo do quanto se exige do motor, é possível que se evite a retífica por um bom tempo ainda, contudo são muitos os fatores que podem influenciar nesta questão e desta forma não é possível estimar até onde exatamente se pode ir antes de uma manutenção maior (retífica). Parabéns pelo carro e rumo aos 200 mil km!

      Um Abraço e obrigado por perguntar, pois assim o blog e todos os leitores só tem a ganhar.

    • michel diz:

      Pode ter certeza que vai durar ainda pelo menos uns 100 mil.ABRAÇO

  7. Valeria diz:

    Iuri, suas informaçoes são muito valiosas, principalmente nessa época em que muita gente troca de carro rapidamente gerando com isso grande quantidade de lixo e um consumo desenfreado.
    Que tal fazer uma tabela das trocas das peças X Km?

    Abraços

    Valeria

  8. andressa diz:

    Estou interssado em compra um Polo Sedan 1.8 AP 97, A km dele esta muito alta 226.000 ,só que esta bem em conta e a gas.
    O que você me diz????

  9. Higor diz:

    Comprei um astra, com 100 mil km originais ..
    ele é conservado , a manutençao em dia …
    sera que d pra chegar nos 220 mil sem retifica…
    vlw

    • Wagner diz:

      Pode ter certeza!!!!

      • E uma doblo adventure 2009, qual a durabilidade do motor?

      • Luiz Antônio diz:

        Prezado amigo, se vc está em dúvida sobre a situação do motor q vc quer comprar, leve esse carro em um mecânico de sua confiança e diga p ele abrir a tampa de válvulas por completo e vc saberá a qualidade do óleo utilizado em função da quantidade de borra e ou terra preta no comando…

  10. Dijalma Lacerda diz:

    Caros

    A minha mercedes C 230-K avantgarde, 2005 está com 145.000 quilômetros e é agora que está “redondinha”, pedindo rédea. Está uma delícia !
    Peguei uma mercedes táxi em Lisboa que estava próxima a 1.000.000 de quilômetros e ainda trabalhando.
    É isso aí, depende muito de uma série de fatores.

    Abraços,
    Dijalma.

  11. meu polo classi esta com 223 mil rodado ano 1998 devido a manutenção deve ultrapaçar os 500 mil ok manutenção esta en dia.

  12. Rosa diz:

    Boa noite,

    Primeiramente parabéns pelo post já que é bastante informativo.
    Estou interessada em comprar um Volvo XC90, Diesel, com 6 anos, e com 210,000km.
    Será que me poderia avaliar se é uma boa compra?
    Sou muito cuidadosa com os carros, até quantos anos ( na melhor das hipoteses) poderá durar este carro?

    Obrigada

    • Fernando diz:

      Rapaaazzzzzzzzzzz cai fora de Volvo XC90 …ótimos carros mas a manutenção superrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr cara….pelo menos aqui em Brasilia.Trabalho com uma XC 90 2010 e com menos de 3 anos deu um problema no CORPO DE BORBOLETA e levamos para a CONCESSIONARIA VOLVO CALTABIANO e só essa pecinha ficou em R$7.600,00.Deusssssss me livre!!!!!Boa sorte!!!!

  13. Daniel diz:

    Somente para contribuir com essa materia, meu pai tem um corsa sedam 2001, está com 497 mil kilometros, nunca usou aditivos na gasolina, etc., somente troca de oleo regular e cautela ao dirigir.

    • vitor diz:

      Comprei um fiesta GL 1.0 ano 2000 motor zetec rocam com 154,000 km, mais em otimo estado.quero saber se fis uma boa compra ou é muito km?

      • Olá Vitor, eu tenho um fiesta 2007 com 174 mil km , está em ótimo funcionamento, nenhum sinal de fumaça no escapamento e não baixa nível de óleo. Um experiente mecânico me disse que estes motores da ford rodam 300 mil km tranquilo quando bem cuidados.
        Siga sempre o manual. abraço.

  14. paulo diz:

    Este é o tipo de informação que as montadoras tem pavor em divulgar, falam apenas em garantia de fabrica (1, 2, 3, 5 e ate 6 anos como a JAC), a maioria dos carros com boa manutenção preventiva passa tranquilo dos 100 mil sem retifica, viajo 300 km por dia, meu prisma 2007 com GNV ja esta com 220 mil e nem sinal de vazamento no motor ou fumaça pelo escapamento, da vontade de rir quando alguns colegas falam que o carros deles esta rodado e nem 40 mil tem ainda.

    • Reiner diz:

      Olá Paulo,
      É confortante ver que seu Prisma anda tudo isso e está muito bem. O meu está com115 000km, 09/09, mas é carro de estrada. Viajo muito. Não tem nada meu carro, infelizmente aos 110 000km tive que fazer a embreagem, mas o custo é baixo para esses carros. Estava pensando em trocar. Meu único receio é a questão das mangueiras de arrefecimento. Ficar na estrada por causa disso seria complicado, tem alguma sugestão para manutenção nesse caso?

      • Anderson Vasconcelos diz:

        Com as mangueiras deve-se ter um cuidado especial, é recomendável trocá-las aos 100 mil, pois costumam ressecar e rachar, bem como muitos itens de borracha do carro.

    • Wagner diz:

      Também viajo 300km por dia com meu Fit 04 está com 200.000 km e graças a Deus nenhum sinal de problema.

    • diego hermann diz:

      Ola,
      Estou comprando um corsa maxx 2008 motor 1.4 com120.000km com gnv.
      Levei no mecanico e ele me disse que a mecanica esta ok. Rodo por dia uns100km estou contando que va sem fazer grandes manutencoes até uns200.000km.
      Voce esta com o prisma ainda?
      Como voce utiliza ou utilizou o prisma para ele ir bem até esta kilometragem?
      Estou comprnado com inseguranca pois nahora davenda é ruim tambem.

  15. Lealdo Sergipe diz:

    Olá amigos, para contribuir com a matéria, eu tenho um astra 1.8 mpfi GL, ano de fabricação 99/2000. Ele completou 200.249 km hoje e tem um fucionamento de carro novo é na gasolina e do jeito que vai ele chega aos 300 mil km tranquilo ou mais……………..

  16. robinho diz:

    to comprando um vectra elite mas ta com 340 mil rodado o q vc acha este motor vai ate quando sera

  17. robinho diz:

    Um vectra elite com 300 mil tem perigo dar pau o motor estou comprando um aki e ele ja esta com 3oo mil rodados e ele e altomatico ja foi mexido no cambio

  18. Marcus Vinicius diz:

    Comprei um fiat uno elx 94 com 250 mil km, ela está funcionando muito bem e é muito conservado, será que mesmo tenho risco de perder o motor?

  19. Rogério diz:

    Olá pessoal issu é muito variavél… depente muito do motorista, da manutenção do veiculo, das peças que colocam se é de boa qualidade eu não, mais o que eu posso lhe dizer a vcs que acabei de gastar 3,700 no motor do meu Kadett GL 1;8, pravcs terem uma ideia fiz o motor com 756.000 kmmuita gente duvida e diz que é mentira mais levei alguns amigos meus e olharam no painel e viu que realmente um motor pode aguentar tanto tempo.. só depende do proprietario do veiculo… abraços

  20. Marcos diz:

    O pessoal exagera não só na durabilidade do motor como no consumo, já vi gente dizer de carros movido à água ou que faz 40 km/l, mas a verdade é que motor pra passar de 1 milhão de kms, só se for diesel pesados como o Cummins série N de 14l este aqui chega a quase 2 milhões de kms mesmo puxando carreta de 45 toneladas, o scânia também passa de 1 milhão (se colocar o motor em ônibus chega a 2 milhões) os primeiros volvos duravam só 400 mil, hoje passa de 1 milhão e os Cummins ISM também passam de 1 milhãõ, nunca vi motor Mercedes chegar a 1 milhão de Kms, já os cummins serie C só passa de 1 milhão se for toco ou truque, se botar peso de 45 toneladas duram bem menos. Já em carros a gasolina o mais forte é o do Opala 4 cilindros um motor que gira baixo e que dura uns 600 mil kms, engraçado que o 6 cilindros do Opala mesmo girando mais baixo dura só 400 mil kms ele tem problema de virabrequim, já o AP e MD da Volks também são bem robustos e chegar a 500 mil kms, mas só chega se for táxi ou se andar muito na estrada. Os atuais motores duram menos por que precisam ter alta taxa de compressão (calor) e ter grande rendimento por que o governo exige que os carros poluam cada vez menos, com isto muito motores ficaram descartáveis, por que é muito difícil retificar um motor moderno ele é bem diferente, quase não tem folgas (pra poder aumentar a taxa), ou seja, ao retificar tu não consegue copiar as folgas de fábrica é por isto que Ford e outras preferem vender o bloco completo, hoje os dutos de óleo são finos pra poder o óleo circular mais rápido e assim refrigerar melhor o motor…. minha dica pra motor moderno a gasolina fique sempre de olho no óleo ele precisa ser o do manual e jamais use aditivo de óleo, o óleo precisa ser fino pra refrigerar o motor (mas concordo que motores antigos como Opala e AP, duravam muito com aditivos) já se o motor for diesel cuide do óleo e do filtro de ar é impressionante como o filtro de ar é importante nos diesel e vou até mais adiante ele é mais importante que o óleo.

    • juninhi diz:

      amigo marcos,tenho um ford cargo 1722 com motor cumins serie c,comprei ele com 900 mil e eu tava pedindo a deus para terminar de pagar sem o motor pifa,hoje ele esta com um milhão e cem mil,em 10 mil km ele ta abaxando 5 litros de oleo,mas ta muito bom de força,so que ta gastando fora da media por isso vou trocar o kit dele fazer bomba e bico.eu to com medo de fazer bomba e bico e o motor não aguentar,e quando eu for fazer o motor ter que fazer de novo.por que o motor ja não funciona bonito .mas tem motor desse aqui que ja foi ate 1.6000.000 em um 2422.

      • Paulo diz:

        Tive Ford CARGO 2218 e 1618T motores FORD, ambos passaram de 1 000 000 de Km, Tive CARGO 4030 0km cummins que com dois meses de comprado deu vazamento de líquido no cabeçote, meu mercedes 1513 e 1516 nunca passaram de 500 000km. Tive chevette que virou o velocímetro 2 vezes e monza que era um pepino, gol ap 1.8 e 1.6 que nunca deram problema e hoje tenho um Palio fire com 75000km e um tracker com 60000km que não abaixam uma gota de óleo. O interessante é que meu procedimento é o mesmo em todos os carros trocar o óleo e filtros (ar, combustivel e óleo) antes do prazo e utilizar óleo especificado no manual ou superior. Então se alguns carros deram problemas e outros não, vai também o fator acaso. Então ninguém pode garantir que um motor vai atingir ou não uma kilometrgem alta, mas pode dizer sim que tomando certas precauções a possibilidade de atingir tal kilometragem é mais provável. Detalhe: não tem motor bom que aguente motorista displicente ou cupim.

      • Paulo diz:

        Acrescentando, motores turbinados podem abaixar óleo por vazamento nos mancais da turbina, isso acontece porque alguns motoristas aceleram o veículo antes de desligar o motor ou não o deixam funcionando em marcha lenta antes de desligar, assim a turbina que passa de 60000rpm continua rodando enquanto o motor de 4500rpm já parou, ela roda sem lubrificação e come os mancais.

    • Paulo F diz:

      Muito boas as tuas informacoes. Obrigado, valeu!

    • Marcos. diz:

      O que vi: VW santana com 550.000 kms rodados. Gm d20 com 670.000 kms rodados. Ford ranger 3.0 com 590.000 kms rodados. Fiat uno com 220.000 kms rodados. Todos sem abrir o motor. Tive uma ford ranger 2.8 que vendi com 170.000 kms. Realmente chegar a um milhão de kms rodados é para os fortes. Marcos,

  21. Leandro diz:

    acabei de vender um siena 1.0 fire que estava com 420.000km rodados, só fiz cabeçote por causa do gnv.abç a todos…

  22. Eduardo diz:

    Boa noite a todos, passei meu carro um corsa sedan modelo novo ano 2002/2003 com motorização 1.8 na semana passada com 418.340 km, meu uso é de 80% estrada perguntei para meu mecânico antes da venda e ele falou que a taxa de compressão estava ótima e o motor aguentava muito ainda , colocava nele a cada 2 trocas de óleo o militec que normalmente é utilizado em carros turbinados, não sei se o uso dele influenciou,em todo caso só para constar… abraços a todos!!!!

  23. carol diz:

    tenho um honda fit 2004 com 125.000 Km faço revisão a cada 10.000 KM
    Será que este carro aguenta mais qts Km?

    • Tiago diz:

      Carol, por ser um Honda vai longe, tenho para trabalho hoje um Fox 1.0 que esta com 190mil e esta normal, continue fazendo as revisões periodicamente que tem chão ainda o motor do seu Fit.

    • eduardo petermann diz:

      Honda é uma das melhores montadoras do mundo em todos os aspectos. Eu ja tive um e me recordo de o pessoal da concessionaria comentar de motores honda passarem dos 500 mil km. Mas e necessario sempre fazer as revisoes. Voce te um excelente carro.

  24. José Gilberto Duarte diz:

    Tenho um Mazda Protegé com 198 mil km, e espero ainda rodar mais uns 10 mil
    A manutenção está em dia, só o problema com gasolina que é inevitável, abraços…

  25. henrique diz:

    estou querendo comprar uma parati bola 98 ela esta com 160 mil km rodado será que compensa?

    • Roberto diz:

      Se o vendedor fez sempre manutenção preventiva nela, pode comprar de olhos fechados. Sou fã do motor AP, já tive uma 1988 que rodou 240 mil km, outra 1994 que girou 265 mil e tenho uma 1995 com 145 mil, todas AP 1.6. Não se fazem motores tão robustos como os AP hoje em dia.

    • Depende, se o motor esta trabalhando sereninho e não esta serrando.

  26. Tiago diz:

    Boa noite pessoal.

    Estou querendo comprar um Nissan Sentra que está com 200.000km alguém pode me dar alguma opnião, este motor aguentaria até quantos km? claro fazendo revisões periodicamente.

    • Roberto diz:

      Na minha opinião, não pegaria, simplesmente por um motivo: falta de peças e mão-de-obra especializada. Pegue um nacional, é mais coerente.

  27. Gilmar diz:

    Tenho um Corolla Xei 2007/2007 e neste momento está com 39.187Kms. Faço até hoje as manutenções dentro do prazo e sempre na Kioto, loja, inclusive, de onde ele saiu zerinho. Rodo pouco na cidade e a maior parte desta quilometragens foi em viagens. Fiz uma revisão há pouco tempo(janeiro/2012) em que troquei: pastilha do freio, óleo do câmbio – muita gente pensa que não é preciso trocar, e sim, completar, mas é puro mito isso: precisa trocar sim!!! Troquei também a correia poli, a bomba d’água, que já estava com um pequeno vazamento(tem vida útil entre 30 a 40.000Kms fiquem atentos), óleo do motor e filtro de ar a cada 6.000Kms. Estou próximo da revisão de 40.000Kms, mas como eu rodo cerca de 200kms/mês – isso mesmo – ainda vai demorar alguns meses(talvez 5 meses ou mais!). Este Corolla eu pretendo não vender. Será meu enquanto viver e depois ficará para o meu filho. Nunca bateu, nem mesmo leve pancadinha. Só tem os riscados originais de portas se abrindo em estacionamento(como tem gente que não tem o senso de abrir porta devagar. Parece que estão sozinhos no estacionamentos e abrem a porta até atingir o carro ao lado!! Já aconteceu isto com você? Garanto que sim!). Mas pretendo, no futuro, fazer uma micro pintura nos pontos onde tem estas marquinhas de portas. Um grande abraço!

  28. Renato diz:

    Muito boa informação.. gostei .. estou interessado em comprar uma fiorino 2002 com 370.000km rodas, o motor dela é a gas … tem alguma dica se é uma bomba ou não ??? aguardo ..

  29. OLIVEIRA diz:

    TIVE UM SIENA 98 QUE ESTAVA COM 250 MIL KM E EM ÓTIMO ESTADO, COM EXCELENTE RENDIMENTO. INFELIZMENTE, PERDI EM UM ACIDENTE. MAS ACHO QUE CHEGARIA FÁCIL AOS 300 MIL OU MAIS.

  30. OSNI diz:

    AMIGOS, SERIA POSSÍVEL ALGUÉM ME FALAR QUANTOS KILOMETROS CHEGA A RODAR O MOTOR DA TRACKER 2.0 16V 2009 “GASOLINA” , ( MOTOR GRANDE VITARA ), GRATO.

    • 600 mil +! prestenção q essa bagaça é 16v e não descuida da manutenção.

      • Anderson diz:

        Você esta certo Luís quanto a quilometragem do tracker , minha mãe tem uma 2009 e discordo de você por que não tem nada de bagaça e outra cada um sabe o bolso que tem ne . pra fazer as manutenções … desculpa mas é que não curti o jeito que se referiu ao carro .. á . e corrigindo você : “É presta atenção ” e não “prestenção …. abraçoo….

  31. Marcelo Moraes diz:

    Boa noite ! tenho um fiat tipo 2.0 8v Ano 95, que está com 253km ,e estou trocando oléo,junta do carter,retentores,correia dentada,rolamento do tensor,correia do variador,rolamento da correia varia,correia do ar,correia D.H, retentor do comando,retentor da polia,filtro de oléo,disco dianteiro,pastilha dianteira,disco trazeiro,pastilha trazeira,balança do lado direito,coifa L.D,filtro do ar, filtro do combustivel,cabo do acelerador,amortecedores DIANTEIRO E TRAZEIRO, ETC….

  32. valdeci diz:

    meu uno mille esta com 245.000km so ando em estrada de chao quanto tempo o motor dele pode durar ainda?o outro que eu tinha rodei 387.000kmsem trocar nada do motor e normal?

  33. amigo,pode me dizer tenho um fiat brava com 145 km otimo estado sera que chega nos 250km

  34. gil diz:

    boa noite!tenho um civic 98 automático e gostaria de saber se eu posso colocar ele na estrada,pois estou querendo viajá para natal e são 3.000.00km será que ele aguenta direto,para só para dormir?e quantos km ele faz por litro?,desde já agradeço a quém poder mim ajudá.

    • Denisson diz:

      meu amigo tenho um civic ex 98 e tá com 287 mil km rodados normal, se vc cuida do carro troca filtro e óleo coloca o óleo certo da especificação que é o 10×30 mineral, pode ir tranquilo.

  35. leon diz:

    renolt kangoo com 156 mil dura um bom tempo ainda

  36. wellington diz:

    ola amigos tenho um poiter gti 95 completaço com 452,254 rodados e ainda nunca precisei fazer seu motor, embora ja troquei quase tudo q há nele inclusive a embreagem q ja deve ser a terceira,recebi propósta de venda num valor bem acima do mercado mas como ele me leva e tras quase 650km/dia e nunca da problema resolvi por nao vender sem falar q ele tem todo o conforto e segurança de um carrão 2012.Ah ele é meu desde os 35000km.
    abraço

  37. Roberto diz:

    Tenho um ford ka 2005, motor zetec rocam está com 72.000 km,excelente, um mecanico da ford me disse que esse motor dura em media 300 mil km, fazendo as revisões necessarias.

  38. Juan diz:

    Estou querendo comprar um carro Elba Top completo, 185000 km rodados, ano 94 por R$7000,00. Gostaria de saber se compensa ainda comprar um carro com todas essas condições?. Obrigado

  39. marcelo diz:

    muito bom o esclarecimento,gostei tenho um corsa 2002 e estar com 180.000km e o motor ta com muita potência a inda.

  40. Gilberto diz:

    Boa noite pessoal, tenho um Fiat UNO 1.0 EP 1995/96 está com 597.000 acredito que vai mais uns 100.000 ainda !

  41. Roda muito mesmo, tenho um Santana quantum 96 o motor é perfeito alcanço altas velocidades na rodovia presidente Dutra disputando até com carros novos como Honda civic etc. deixando comer poeira, meu Santana é 2.0 e anda muito o motor ainda é stander, ou seja, nunca foi mexido! Tenho sempre cuidado em relação ao liquido de arrefecimento e em relação à troca de óleo e verifico sempre vazamentos, correia sempre nova e tudo perfeito na medida do possível tenho muito orgulho e confiança no meu carro!

    • reis diz:

      vc não faloi a quilometragem dele sanro ? to querendo compra um carro usado de no maXIMO 12.000 REAIS E TENHO QUE FINANCIAR POIS NÃO TENHO BALA NA AGULHA . ME DEEM SUGESTÕES AI GALERA . UM ABRAÇO A TODOS.

  42. marcos diz:

    Tenho um corsa 1.0mpfi esta com 175mil km mais esta funcionando perfeitamente sera q ele ainda vai durar bastante ou ehora de trocar?

  43. pedro diz:

    otima informações

  44. marcelo diz:

    tenho uma fiorino 2009 esta comigo deste 0km e hoje ela ta com 212milkm e so fasso revisoes nomais

  45. anderson diz:

    olá estou querendo comprar um polo sedan ano 2000, com motor 1.8 o carro está bom de lataria, mas o motor está com 240.000 kilometros rodados, será que vou ter surpresas desagradaveis depois. obrigado.

  46. Franklin diz:

    Minha Toyota estao todas com revisão em dia e ater ceira que eu já possui nao tenho que reclamar do carro mas as consecionarias deveriam dar Decontos de pecas e trocas de carro aos cliente da casa assim como eu que so possuo carro Toyota e nao pretendo mudar de marca acho que nao sp eu mas muitos colegas poderiam entrar nesta questão afinal nos somos os responsável pelo crescimento da marca aqui no nosso Brasil para min a Toyota Rilux so tem um defeito e feita por agentinos fazer o que.

  47. Marco diz:

    muitas vezes as pessoas trocam de carro so porque ja rodaram bastante, mesmo tendo um otimo carro e acabam trocando, só que correm o risco de não si dar bem com novo carro . tenho um palio 2003 é ( 10 ) está semana esta passando por uma revisão parra continuar ( 10 ).

  48. marcos diz:

    Tenho um corsa 1.0 utilizo o muiti na cidade isso prejudica o motor

    • Roberto diz:

      Não necessariamente, Marcos, é só fazer sempre uma boa manutenção preventiva, que ele vai sossegado até 300 mil km ou mais. Cuidado com todo o sistema de arrefecimento: água com o aditivo indicado, ventoinhas, mangueiras e correias. Use só o óleo recomendado no manual, troque a cada 6.000 km, verifique o nível toda semana. A única despesa que você vai ter de vez em quando é com a embreagem, que desgasta mais nos congestionamentos. Fora isso, teu corsa vai longe.

    • Jair diz:

      Um motor usado na cidade tem um desgaste 4 vezes maior do que um usado nas rodovias em bom estado, motivos: Calor, giro mais alto e a chamada quilometragem invisível, ou seja, se você pegar um transito urbano você fará em 1 hora uns 15 ou 25 kms, onde você notará que a ventoinha constantemente ficará acionada, diferente do uso estradeiro onde em 1 hora você fará 80 kms, a ventoinha dificilmente é acionada (exceção motores 1,0l), convém esclarecer que um motor 1,0l dura menos que o similar 1,6 l de mesma marca, porque os motores 1,0l giram muito mais alto que um 1,6l, provocando mais desgaste e calor….mas já vi vários Fire 1,0l e Rocam 1,0 passarem dos 300 mil kms…

  49. Aláudia diz:

    Tenho uma Kangoo com 234000km e ainda muito boa. Sem problemas e quase não foi ao mecânico na vida, é de 2003.

  50. marcos A diz:

    vou comprar uma parati 1.6 city com 114km andando normal e fazendo manutenção adequada quantos km sera que ela aguenta.

  51. marcos diz:

    Meu kadetão gls 2.0 98, ta com 235.000 km e redondinho o funcionamento, nunca mexi e é meu desde zero, GM é Gm, não tem pra ninguém, é so ver pelos taxi, so da gm.

  52. Wilson diz:

    Honda Civic LX 2000, comprei com 118mil km está com 136mil, motor em perfeitas condições, fazendo na média de 11km/l na cidade e 16km/l na estrada

  53. Lelo diz:

    Estou com um Polo Hatch 1.6 8V 2002/2003, com 178.000km, e o motor parece 0, nunca deu problema, pelo jeito, acho q aguenta mais uns 80.000 no mínimo. E tenho tambem um Gol GIII 2000 Mi 1.0 16V, com 172.000km em ótimas condições tb, sem retífica, e só com manutenção comum, troca de peças por desgaste, nunca me deixou na mao, esse acho q vai mais uns 50.000 no máximo.

  54. Gilnei diz:

    Tenho um Ford Ka, Gasolina ano 2007, motor Zetec Roncam. Rodo uma média de 1.200 km por semana e o baratinha está com 222.500 Km rodados. Este motor é bão demais. E o bichinho anda paka hem.
    Sempre fazendo revisões conforme recomendações da fabricante. Consumo de 1 Lt a cada 16 Km.

  55. fernando diz:

    tenho um focus 2001 1.8 16v esta com 131,000km, e esta em perfeito estado, o motor parece q esta cada dia melhor, acho q esse passa facil dos 200.000 km sem fazer reparos, mas troco o oleo, filtro e filtro de ar a cada 5.000km…

  56. marcos Paulo diz:

    Estou pensado em comprar um honda fit 2006 1.4 manual, a questão que já está com 206,000km rodados, ele está todo revisado. Por ser um honda posso confiar?. E até quantos k/m esse tipo de motor aguenta? Agradeço desde de já.

  57. Hélder diz:

    Tenho um uno fire 2003, já esta com KM 450.000 só rodo em estrada vou tentar chegar aos km 600.000.

  58. Alcenir diz:

    o que vcs me dizem do hoda fit lxl 2004 a diesel (eu não conheço nada dos motores diesel, assim como consumo, durabilidade, etc).

  59. Alcenir diz:

    digo Honda Fit LXL 2004/2004 diesel…

    • Roberto diz:

      Alcenir, você mora onde ? Aqui no Brasil não existe esse modelo a diesel. Mas o que li sobre motores diesel é que duram, com manutenção preventiva, o dobro de um motor a gasolina. Aqui, qualquer Fit a gasolina roda 250 mil km, logo, o motor a diesel vai tranquilo até 500 mil km.

  60. Se vocês acham que os vossos carros têm muitos quilómetros, vejam este artigo: http://wp.me/p2vqjJ-7I

  61. Orlando Mota diz:

    Orlando, tenho um Honda Civic LX 2004 e ele esta beirando os 200.000km,sou seu 2° dono ,mas depois de ler seu artigi sobre a quilometragem do carro fiquei mais tranquilo,pois sigo a risca toda a manutenção do veículo. Obrigado ABS.

  62. Eduardo Brito diz:

    Boas amigos. estou em vistas de comprar um fiat punto 1.1 55sx de 1996 mas com 265 mil kilometros, estou com medo da kilometragem do carro, ou seja de compra.lo e vir me a dar problemas. mas o carro pareceu me estar em boas condiçoes, sera que aindas agoenta mais um 100 mil kilometros? obrigado e ajudem me.

  63. Leonardo diz:

    Olá estou para comprar um CORSA SEDAN 2002 , ele está com 230 mil km , o mecanico falou que está super conservado, será que dura até quantos km sem ter que trocar motor? Obrigado

  64. Agnaldo diz:

    Estou querendo comprar um carro usado apartir do ano 2009 que fique em torno de 20.000,00 a 22.000,00.
    Pretendo comprar um Gol G4, Celta ou um Siena (claro que o siena deverá ser mais caro).
    Gostaria que me dessem uma dica em relação estes três carros, qual seria o ideal em relação a manutenção e consumo.
    E quanto ao fiesta sedan, o que podem me dizer a respeito?
    Muito obrigado.

  65. christiano diz:

    Olá amigos!
    Aqui vai a minha dúvida:

    Estou para pegar um Jetta 2008, motor 2.5 5 cilindros com 170cv. O carro está com 89000km.
    Devo me preocupar com essa quiliometragem?
    Esse motor aguenta quanto sem incomodar?

    Abraços

  66. Lealdo de Sergipe diz:

    Olá pessoal, tenho uma astra 1999 ano de fabricação modelo 2.000, ele está com 214.650 km rodados e o fuciona igual a carro novo o motor é stander e ele é 1.8 GL espero atingir os 250 ou mais, só faço reposição de algumas peças diárias……….

  67. Geison diz:

    tenho um opala 74 4cc e ele era do meu pai, fizemos a retifica do motor ja com os seus 600km rodados, e só deu problema pela manutenção fraca do meu pai, se não, acho que rodaria muito mais.

  68. oi,tenho um clio sedan 1,0 km 70000 el esta baixando oleo e ta enfumaçando.nao estou podendo concertar agora,o que eu faço para diminuir a fumaça.

  69. PAULO CEZAR diz:

    ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UMA PARATI SURF 2009 COM 200000KM ERA TAXI O Q ME RECOMENDA PARA NAO TER PROBLEMAS FUTUROS

    • Roberto diz:

      Se foi de um taxista cuidadoso, daqueles que anotavam tudo, pode comprar tranquilo. Eu costumo anotar tudo que troco no meu Parati 1995. Se esse taxista tiver um caderno de manutenção, pode comprar e continue anotando tudo. Na hora de vendê-lo, transmitirá confiança ao futuro comprador.

  70. MarcoS. diz:

    Vendi uma ford ranger diesel 2002 em 2008 com 177.000 kms rodados e ainda estava amaciando o motor. Para mim motor que dura é aquele que passa dos 400.000 kms sem ser aberto. Ja vi carros de amigos e parentes que foram assim: VW santana com 470.000 kms. Ford F1000 com 570.000 kms e gm D20 com 690.000 kms. Vi uma vez um fiat uno mille em um churrasco com 290.000 kms rodados. Sempre na manutenção periódica troco óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustivel. Faço as manutenções a cada 10.000 kms. Mas vou baixar para 8.000 kms. Atualmente estou com uma ford ranger diesel 2008 com 63.000 kms rodados e uma gm tracker 2008 com 43.000 kms.

  71. eu tenho um ka 97 endura-3 1.3 com 300.000km rodados (até onde eu sei) e eu simplesmente não descuido de manutenção, mas cuidados com a rotação? Primeiro que esse carro não tem conta giros, segundo que desde que estamos com ele eu puxo 80 de segunda sem stress! Uma hora dessas dá encrenca, mas ae fazer oque? Arruma uai! vai andar 300 mil a pé pra ver como é,,, resumindo se um carro desses roda tudo isso sem muito cuidado um carro bom mesmo pode rodar tranquilamente um milhão de km…

  72. marcos diz:

    ola quero comprar uma Parati sendo que a mesma esta com mais de 100.000 km rodado. O que você me sugere? Devo fazer motor?

    • Roberto diz:

      Se for motor AP, roda sossegado 250 mil km, fazendo manutenção preventiva. Já o 1.0 16V é preciso cuidado, já tive um Gol com esse motor e só tive dor de cabeça.

  73. Marcelo diz:

    Estou comprando um palo adventure 16V 1.6 com 130000km rodados, super inteira.
    Estou fazendo um bom negocio??

  74. José Gilberto Duarte diz:

    Tenho Um Mazda Japonês – 95 com 202.000 km rodados e ainda rodando macio, faço a manutenção preventiva e todo mês misturo na gasolina comum, um frasco de Glean gas da Bardall, Abraços…

  75. vanderleymateus@yahoo.com.br diz:

    tenho um palio faire 2005 com 162 000 KM rodados da pra rodar mais uns 100. 000km sem precissar de retificar?

  76. Jonas Orempuller diz:

    Empresa trabalha com fiorino furgão motor fire 1.3 anos de 2009 a 2011 temos 22, todas movida a gnv somente gnv liga fria no gnv a mais rodada tem 550 mil. trabalha rodando na estrada media de 600km por dia.

  77. Jonas Orempuller diz:

    Caminhão Volvo vm230 nao roda mais do 900mil

  78. Henrique diz:

    Gosto muito de pick-ups médias, tenho um certo relacionamento com a Dodge Dakota V6, sabe me dizer a média que os motores desse tipo de veículo roda até fazer a primeira retifica? em especial a Dodge Dakota 3.9 V6 .

  79. Neuzeli diz:

    Estou querendo comprar um carro Polo com 250.000km será que vale a pena?

  80. Cleiton diz:

    Tenho um fiat uno 2008 está com 235 mil estou com óleo e filtro e corrêa em dia até quanto quilômetros posso usar

  81. reinaldo okohama diz:

    comprei honda fit ex 2007 com 74.000 kms. alguem pode me dizer quantos kilometros esse motor vtec aguenta rodar, fazendo todas as manutençoes em dia

  82. Juliano diz:

    Eu tenho um honda civic 95 ja rodei 1.200.000.00 km nunca troquei quase nada do motor só óleo,pneus, correia dentada e pastilia de freio vocês nao vao acreditar mais é verdade e estou na fé que eu ainda consiga rodar pelo menos uns 300.000 km e nao vai demorar porque eu sou vendedor ando em 102 em minas gerais mensais

    • Juliano diz:

      é 102 cidades em minas gerais desculpe pelo erro

      • Marcos. diz:

        Caraca,1.200.000 kms eu nunca vi, só em caminhões. Parabéns pelo carro. Marcos,

    • Denisson diz:

      O meu civic 98 tem 287 mil rodando normal e fazendo mais de 13por litro na cidade , tanquilo. então to tranquilo

      • Roberto diz:

        Pois é, Denisson, os carros usados Honda e Toyota são os mais valorizados nos Estados Unidos, pois têm fama de inquebráveis. Aqui no Brasil, essa fama é confirmada pelos inúmeros testemunhos de gente que já rodou muito com essas duas marcas. Eu mesmo estou quase comprando um Corolla com 3 anos de uso.

  83. Juliano diz:

    a observaçao nao vendo pois ja possui varias marcas e modelos diferentes e nenhum valeu a pena igual a esse no total ja possui 18 veiculos inclusive um corola 2008 e ainda assim nao valeu a pena pois internei para retifica com 200.000 o raiva que eu passei e agora ja estou com meu honda a 3 anos comprei com 450.000 km originais passei ele em 10 mecanicos antes da compra e foi aprovado por todos alem de 4 deles ser autorizado honda ja me ofereceram 25mil nele e nao vendi pois ainda nao me deu dor de cabeça e eles dizem que importado é ruim eim ruim é fiat que nao passa dos 100.000 sem queimar óleo

    • José Gilberto Duarte diz:

      C/ Certeza, mau Mazda japonês (jenuíno de Hiroshima) já passa dos 206.000 km, e está um doce na estrada, nem sinal de danos nos tuchos, só mesmo manutenção de rotina…abraços

  84. José Gilberto Duarte diz:

    (“Meu”) perdão…

  85. Marcos antonio diz:

    Meu carro. Corsa sedan 2006. , 100mil. Km. Que. Óleo. Usar

  86. GEAN diz:

    EU SABIA QUE UM MOTOR DURA DE ACORDO COM DONO…..!..

  87. Sidney Melchioretto diz:

    Quero comprar um toyota corolla 2005, mas esta com 180.000 kl e manutencao em dia sera q e um bom carro ate qto o motor corolla suporta obgdo

  88. Rose diz:

    Quero comprar um Fiat Uno 2007 e a km está com 103.000 km rodado é muito ou está dendro do limite?

    • Marcos. diz:

      Normal. Dizem que carro que roda pouco roda menos de 15.000 kms por ano. Este aí rodou em média 17.000 kms por ano, então não é nada exorbitante. Apesar que creio que carro parado quebra mais do que carro que anda. Veja se as manutenções foram feitas e seja feliz. Marcos,

  89. João Batista Oliveira Brito diz:

    Eu preciso saber qual é o tempo de vida útil do motor de uma FRONTIER, esta pergunta é sobre a concessão que o Governo exije para uma montadora, com o condutor cumprindo o manual do veículoe, pois todos os veículos e caminhão que possuir passaram de um milhão de quilometros sem fazer retífica.

  90. Jucélio Marques Mundim diz:

    PRIMEIRO,PARABÉNS PELO BLOG!
    ESTOU NEGOCIANDO UM COROLLA 2008\2009 QUE APRESENTA QUILOMETRAGEM DE
    104.000 KM RODADOS,PELO ANO DO CARRO,ACHA QUE TÁ MUITO E QUE 44.000,00 É MUITO?BRIGADO PELA ATENÇÃO!

    • Roberto diz:

      Jucélio, leve junto um mecânico de confiança, teste tudo, desde mecânica, câmbio, suspensão, assoalho, possíveis batidas, algum barulho estranho, verifique se tem algum caderno de manutenção (raros o possuem), enfim, se for comprar direto do dono, pergunte tudo dele, até seus hábitos de condução. Se for de um vendedor cuidadoso, pode comprar, esse Corolla chega fácil até os 250 mil km sem ter que abrir o motor.
      Mas isso, só um bom mecânico pode avaliar.

  91. Roberto diz:

    Tive um Corcel 1982 1.6 que rodei 175 mil km, uma Parati 1988 AP 1.6 240 mil km, outra Parati 1994 AP 1.6 265 mil km, um Gol 2000 1.0 16V 180 mil km e tenho atualmente outra Parati 1995 AP 1.6 com 150 mil km. Sempre faço manutenção preventiva, troco antes da kilometragem indicada, só uso óleo sintético 5w30 ou 5w40, água do radiador uma vez cada 2 anos, sempre adiciono aditivo nela, dirijo maneiro e não forço as marchas. Acredito que qualquer carro com essa manutenção chegue tranquilo a 300 mil km. Só compro de pessoas que tenham a mesma mentalidade que a minha, ou seja, prefiro um carro com 100 mil de um dono que fazia manutenção preventiva, do que um com 30 mil que só completava óleo e água. O recorde na família é do meu sogro: um Gol 1986 AP 1.6 que rodou 560 mil km comprovados. Minha esposa diz que só compro lata velha, mas não me importo. Compro prá ela um zero, mas prá mim, que sou fã incondicional do motor AP, pago 1/5 do preço de um zero (no máximo 8.000,00), nunca faço seguro (coloco pelo menos 3 mecanismos anti-roubo), e gasto no máximo 1.000,00 em manutenção por ano. Chego a passar 2 anos sem gastar um centavo com manutenção, só combustível e aditivo do radiador. Agora que inventaram esse tal de Controlar, estou gastando 200,00 por ano, maior roubalheira. Ah, e não esqueço de benzê-lo todo ano com um monge budista, para evitar acidentes e assaltos.

  92. Marcos. diz:

    Nem sei se pode aqui, talvez não, mas se alguém quiser comprar uma ford ranger CS 4×2 3.0 turbo diesel 2008 2008 com 65.000 kms e todas manutenções no manual (até os 40 mil kms na autorizada) me fale por aqui. Carro de estrada. Estou vendendo por que peguei um gm tracker 2.0 4×4. Obrigado. Marcos,

  93. Alifer Lader diz:

    tenho um fiat UNO FIRE ano 2004 com 260 mil km, rodando muito bem

  94. juali diz:

    EU já não tive essa sorte toda
    estou hoje retificando meu motor gol g4 1.0 8v 2009
    esta com apenas 90.000km, sempre fiz as manutenções corretas
    preço do prejuizo R$ 2.300 reais.

    pergunta?
    sei que isso é ralacionado a suspenção mais……..
    tenho rodas 17 com suspensão de rosca isso influencia em alguma coisa? porque é daquele jeito onde não é asfalto liso o carro treme tudo, pode prejudicar o motor por essas batidas constantes em buracos.

    • Roberto diz:

      Olha Juali, creio que você não teve muita sorte, como eu, que sempre fui muito chato na hora de adquirir um carro usado. Esse Gol você comprou zero ou usado ? Abastecia sempre em postos de confiança ? Fazia sempre manutenção preventiva ? Quando eu compro um usado, nunca fui atrás de preço, quilometragem ou ano, mas sempre perdi muito tempo conversando com o vendedor, para saber seus hábitos de manutenção, sua maneira de dirigir, suas anotações das trocas periódicas de óleo, água do radiador, amortecedores, pneus, etc.(prefiro comprar de particular, pois de lojista, nunca se sabe…) Qualquer carro na mão de donos cuidadosos dura acima de 300 mil km. Agora, carro na mão de madame ou moleque mal passa dos 80 mil (sem a intenção de ofendê-lo, apenas acho que você não teve sorte nesse Gol). Nenhum carro usado comprado por mim rodou menos de 150 mil, com um detalhe: jamais perdi dinheiro no valor do carro, algumas vezes até lucrei ! Outra coisa, nunca levei meus carros em autorizada, tenho um mecânico de confiança que me faz economizar no mínimo 30%, entre peças e mão-de-obra.

      • juliano augusto diz:

        bom dia Juali sobre o que vc disse sobre as rodas 17 e suspensao de rosca o carro costuma ficar mais duro e balanar bem mais do que o original de fabrica mais na minha opiniao eu acho que isso nao influencica em nada nao pois em meu ponto de vista , se influenciasse com todo respeito a quem tem mais se fosse assim o uno e o palio nao passavam dos 20 mil pois mais parece uma carroa e muito pelo contrario o uno em particular at muito resistente ele bate muito pula muito mais quase nao da mecanica mais facil ele dar mecanica em quem esta dentro dele kkkkk um abrao espero ter ajudado

        Em 19 de julho de 2013 15:22, O Carro Usado escreveu:

        > ** > Roberto commented: “Olha Juali, creio que voc no teve muita sorte, > como eu, que sempre fui muito chato na hora de adquirir um carro usado. > Esse Gol voc comprou zero ou usado ? Abastecia sempre em postos de > confiana ? Fazia sempre manuteno preventiva ? Quando eu c” >

  95. Marcos. diz:

    Creio que não influencia o “pulo” do carro devido a suspensão e/ou rodas com a retifica do motor em menor tempo.

  96. arlete assis diz:

    oi estou muito interessada em pegar um cross fox 2006, ele está em ótima conservação, mas o problema é que estou com receio é por causa da quilometragem 103 mil, será que posso arriscar, obrigada pela atenção, abraço

    • Roberto diz:

      Arlete, 100 mil km não é muito, desde que o vendedor lhe forneça o seguinte: caderno de anotações da manutenção feita desde quando adquiriu, mesmo que ele tenha comprado de 2ª mão. Óleo, pastilhas, pneus, fluído do freio, filtros de ar, óleo e combustível, amortecedores, água do radiador com aditivo adequado, alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km, etc. etc.
      De um dono cuidadoso, como eu, sem falsa modéstia, pode comprar de olhos fechados. Agora, se não tiver nada disso, fuja ! Ainda mais se estiver barato. Prefira pagar um pouco a mais de um vendedor que amava seu carro, do que de um que só completava água e óleo.

    • juliano diz:

      Arlete tem que se observar com atençao esses itens que o nosso amigo Roberto ja citou acima mais 100 mil km nao é tanto assim mais vale levar em um mecanico de sua confiança assim ele podera lhe dizer se vai compensar ou nao se fosse um fiat sem preconceito , nao te aconselharia nao um abraço até mais se quiser opinioes mais detalhadas fique a vontade até mais

    • Com esta quilometragem, qualquer carro normalmente esta bom de motor, só se o dono for muito cupim!!!

  97. Ricardo diz:

    Esse negócio de quilometragem é complicado, tenho um Honda Fit 2004 e esta com 202 mil Km, e em todo lugar que vou vendê-lo dizem que não tem valor pois esta muito rodado, o carro nunca deu problema e todo ano passa fácil na controlar, só usa óleo original honda.

    • Roberto diz:

      Pois é, Ricardo, seu Fit vai muito longe, pois vejo que é um daqueles donos cuidadosos, que se preocupam com manutenção preventiva. A Honda tem tradição em fazer veículos robustos e de grande durabilidade, e não é raro encontrar modelos que ultrapassaram 500 mil km. Tenha um pouco de paciência, seja sincero ao falar de seus cuidados na manutenção, que você conseguirá vendê-lo bem.

  98. Jean diz:

    Tenho um colega que tem uma Zarifa 2002 que tirou 0km e hoje está com 370mil km…. nunca refez motor.

    • Roberto diz:

      Pois é, Jean, seu colega é daqueles que zelam por uma manutenção preventiva rigorosa, deve abastecer somente em postos de confiança, e deve ter um mecânico muito bom mesmo. Parabéns para ele !

      • juliano augusto diz:

        meu amigo os carros da honda sao muito bons por isso nao de muita atenao a o que as pessoas dizem pois o que dos outros nao tem valor essa a lei mais nao faa besteira nao espere chegar o momento com calma que vc ira vende-lo bem e fala pra esses caras esse aqui um honda meu camarada e ta 200 mil rodados originais isso aqui nao fiat nao voswagem que quando vc acha um com 200mil rodados ja passaram no minimo de 1 a 2 vezes na retifica

        Em 23 de agosto de 2013 00:27, O Carro Usado escreveu:

        > ** > Roberto commented: “Pois , Jean, seu colega daqueles que zelam por > uma manuteno preventiva rigorosa, deve abastecer somente em postos de > confiana, e deve ter um mecnico muito bom mesmo. Parabns para ele !” >

  99. carlos diz:

    Henrique
    02/09/2013
    Acredito que a manutenção é tudo!
    Meu foi taxicista há 20 anos no RJ e nunca fundiu um motor! ele sempre me falava que a vida do motor é o óleo.
    Mas um mecânico de são paulo me explicou que outro segredo importante além de usar o óleo determinado pelo fabricante é o filtro de ar, que é uma peça barata, mas que faz toda a diferença na vida útil do motor. Eu tinha uma elba 1992 1.6 motor argentino que rodou 260000 e não queimava óleo nem fazia um barulho no motor rodando 10 anos com gnv. quem comprou é um amigo do meu sogro e está rodando c ela até hoje! um outro amigo meu tinha um monza 1986 que rodou com ele 460000 só usando óleo sintético.ele deixou ferver e quando abriu o motor tava em estado de zero km! e por último eu vendi um palio agora ano 2000 com 186000 km em excelente estado o motor.

    • Roberto diz:

      É isso mesmo, Carlos, ninguém melhor do que um bom taxista como o seu pai para comprovar. Eu uso somente óleo 100% sintético de boas marcas: Lubrax, Texaco, Shell, Castrol ou Syntium. Há outras boas marcas, é sempre bom pesquisar. Quando tem alguma promoção, pago entre 20,00 e 25,00 o litro, troco a cada 10.000 km, junto com o filtro de óleo, ar e combustível. Ao longo do tempo, esse a mais que pago pelo óleo retorna em vida longa do motor.

  100. Bom noite amigo muito bom suas informação

    mas mi tira uma duvida

    eu tenho polo sedan 2007/2008 1.6

    peguei o carro com 40.300 km original

    agora ele esta com 109 mil km

    já troquei cambio e embreagem

    é normal da essa problema ?

    suspensão foi toda trocado tudo novo

    faca manutenção a cada 6 meses

    troco óleo cada 10000 km

    i em questão acelerar ele muito forte pq quando estou viajando dou acelerada nele dentro do limite da rotação isso afeta o motor ?

    muito obrigado

    aguardo sua respota

  101. Roberto diz:

    João Vítor: realmente, 100 mil km é, de fato, pouco rodado para se trocar câmbio e embreagem.
    Talvez seu Polo esteja nos 5% dos carros que já saem de fábrica com pequenos defeitos. Esses pequenos defeitos vão aumentando, aumentando até que seja necessária a troca. Quanto à suspensão, acho normal fazê-la toda após os 100 mil, devido ao mau estado de nossas ruas e algumas estradas, e também pelo excesso de lombadas mal sinalizadas que infestam nossas ruas. E sobre acelerar forte, desde que seja dentro do limite de rotação recomendado, não vejo problema algum, acredito que seu Polo ainda rode muito, pelo menos mais 100 mil km. Abraços.

  102. ricardo diz:

    bom saber de certas coisa desse tipo… por fim espero ter feito um bom negócio… abraços a todos do Blog

  103. tiago diz:

    Chevrolet c/10 ano 69 6cc gasolina três marchas rodei até quase zerar o velocímetro ai parou de lubrificar o comando e a luz de óleo começou a acender e só ai fiz o motor !!

  104. henrique diz:

    acredito tb que o antigo dono do polo andava descançando o pé na embreagem enquanto dirigia! pois a embreagem ainda dura quando é de qualidade!abraços!

  105. Denisson diz:

    carro é honda , todos rodam maos de 600mil kilômetros.

    • Gilberto Duarte diz:

      Meu Mazda Japonês Jenuíno de Hiroshima tbm já está chegando nos 300mil km, redondinho – abraços

      • Roberto diz:

        Parabéns, Gilberto, você sabe manter seu Mazda em dia, apesar de ser um carro quase sem mercado aqui no Brasil. Se souber onde arrumar peças prá ela, é um carro que vai muito, muito longe !

  106. CASSINHA diz:

    TENHO UM PALIO 2002 QUE FAZ 220 KM COM 24 REIS DE GNV, QUERO TROCAR POR UM CARRO MAIS NOVO COM GNV , EXISTE ALGUM MAIS ECONÔMICO?

    • henrique diz:

      Na verdade o gnv é uma grande economia,porém o gnv antigo não é tão econômico quanto o G5 que é injetado pelos bicos não circulando no motor! Os sienas tetra fuel são um grande exemplo disso , mas as convertedoras já tem este modelo de gnv para vender. que custa um pouco mais caro, porém compensa!
      abraços!

      • Roberto diz:

        Em termos de carro econômico, o Uno Mille é imbatível, tanto com gasolina, etanol ou GNV. A questão é a perda de 20 % no rendimento do motor, que faz falta em subidas íngremes e, principalmente, ultrapassagens na estrada. Ciente dessa limitação, e utilizando o G5, não há muitas opções ao Cassinha, você já um dos mais econômicos carros nacionais. Mais que isso, só um híbrido importado, que, pelo preço astronômico, não compensa jamais !

      • henrique diz:

        Na verdade com o G5 o mais econômico seria um Honda fit que com 16m3 faz sem duvida 280 km, porém tem que comprar um de boa procedência e com as revisões feitas na honda, para não haver surpresas!
        abraços!

  107. ola pessoal estou comprando um fiat uno 1.0 94 ele esta com 170.000 kl rodados estou com um pouco de medo de fechar negocio e depois ter problema com o motor pois a um tempo atrás comprei um tempra 8v e meses depois tive que retificar todo o motor dele

    • Roberto diz:

      Vagner, o melhor a fazer é levar um mecânico de sua confiança, para avaliar se essa quilometragem é a real, testar tudo dela, desde motor(se puder medir a compressão interna é melhor), câmbio, suspensão, lataria, assoalho, e verifique se o vendedor anotava tudo que fazia nela, tipo caderno de manutenção periódica, Só o fato de ter esse caderno é um bom indicativo do cuidado que ele tinha na sua manutenção. Um Uno bem cuidado roda até 250 mil a 300mil km até a 1ª retífica. Já um sem esse tipo de manutenção preventiva, abre o bico antes dos 100 mil km (Quem sabe se esse motor já não foi feito uma vez…) Eu pego carro usado com no máximo 80 mil km, e, de todos que peguei, só me arrependi uma vez, quando não entendia nada de mecânica. Como hoje tem muito carro usado sobrando na praça, eu sugiro procurar um outro carro menos rodado, mesmo que você pague um pouco a mais. Eu particularmente não pegaria esse.

  108. Leo diz:

    Nossa curti demais esse site de vocês.

    Estou negociando um Celta 08/09 básico com 108 mil, sendo que voltei ele quando tinha 146 para 36 mil. E está com 108 novamente. OU seja já rodei mais de 220 mil e nenhum ruído diferente no motor até hoje. Estou pegando na troca um IDEA ELX 1.4 05/06 devido ao conforto, ele está com 160.000.

    Um fiat IDEA desses costuma rodar quanto se a manutenção estiver boa ?

    • Roberto diz:

      Leo, se foi feita a manutenção preventiva como está na cartilha, esse Idea vai sossegado até 300 mil km. Pelo visto você roda muito, então para pegar um bom carro usado, leve junto um mecânico de sua confiança, avalie tudo, até mesmo a compressão de cada cilindro, para saber se o motor ainda aguenta pelo menos mais 100 mil km. Não se impressione só com a aparência externa. Abraços.

  109. Marcos, diz:

    .É bom levar um especialista para ver se o dono do fiat idea não voltou com o odômetro,

  110. Leo diz:

    Ops…
    Pessoal* :D

  111. tenho um meriva ano 2004 1.8 flex sabe me dizer quantos km dura em media o motor uso oleo semi sintetico faço troca com 6000 ele ta com 1000.000 agora nunca foi mexido no motor .

    • Roberto Hideto Takayanagi diz:

      Descupe-me, 100 mil ou 1 milho km ? Creio que foi escrito errado. Hoje um bom motor nacional roda pelo menos 300 mil km at a 1 retfica, se foram feitas todas as trocas de leo, gua, filtros, etc. no tempo adequado. No raro esse motor alcanar 500 mil km. Agora, se voc chegou a 1 milho, est de parabns, um dos recordistas nacionais em durabilidade !

      Em 27 de outubro de 2013 21:26, O Carro Usado

  112. ziltecs diz:

    tenho um gol bola 2001 special ta com 135.000 motor ta zeradinho tudo original sem vasamento nenhum barulho, tenho um conhecido que rodou mais de 300,00 com um gol bola sem abrir o motor, o que basta e o cuidado com a manutenção e a forma de dirigir…

  113. Marcos, diz:

    Essa forma de dirigir que é questionável, ahah. Um mecânico me disse que é melhor para o motor você dirigir com rotação alta do que andar de 5a. marcha a 40 km\h.

    • Gilberto Duarte diz:

      Na minha opinião penso que é tipo aquele ditado (cada um sabe onde aperta seu calo) Procuro dirigir independente da marcha, em 2.5 de rotação, sempre que uma marcha começa chegar no 3, eu passo p/ seguinte…Exceto na 5, que aí vai mesmo variar muito de acordo com a velocidade da Rodovia, etc – abraços…

      • Roberto diz:

        De acordo, Gilberto, você tem toda razão, forçar qualquer marcha não é recomendado para a durabilidade do conjunto motor-câmbio, a não ser em caso de uma ultrapassagem. Assim como andar a 40 km/h em 5ª marcha também estará forçando demais esse conjunto. O bom motorista sabe, só de ouvir o ronco do motor, a hora certa de trocar a marcha. Agora, “pilotar” no trânsito, forçando todas as marchas, só aumenta o consumo, desgasta motor e câmbio, e coloca em risco a saúde de todos.

  114. Adriana Leonel Tessaro diz:

    OLÁ,COMPREI UM FIAT PALIO FIRE 2003 E ESTÁ COM 152 KM,FIZ UMA BOA COMPRA OU NÃO????SERÁ Q VAI DAR PROBLEMA LOGO???

    • Roberto diz:

      Adriana, 152 mil km não é considerada alta quilometragem se o dono (ou donos) anteriores cuidaram com carinho de sua manutenção. Como saber isso ? Peça para um bom mecânico dar uma olhada em tudo, desde motor, câmbio, suspensão, freios, assoalho, marcas de uma possível colisão, etc.. Só ele pode dar um diagnóstico mais preciso para afirmar se foi uma boa compra. De qualquer maneira, se você for ficar com ele uns dois ou tres anos, troque óleo, filtros, água do radiador, fuído do freio, faça limpeza de bicos injetores e faça uma revisão geral. Anote tudo que foi feito num caderno de manutenção e deixe na mão de um bom mecânico. Você gastará um pouco agora, depois ficará mais em conta. Esse Palio pode chegar fácil até os 300 mil km.
      Abraços.

      • JoãoMS diz:

        Também tenho um motor fire 1,3 no meu Siena 2000.16v. É um motor ótimo, e econômico, se vc seguir as recomendações do Roberto, vai ter carrro por muito tempo.

  115. joao guilherme diz:

    bom dia gostaria de saber qual a vida ultil do motor do polo 1.6 flex estou comprando um polo 2007 ele esta com 103 mil km alguem pode me ajudar

    • Leo diz:

      Olá Joao.
      Fiz um bom estudo para comprar meu IDEA 2006 1.4 COM 169 mil rodados e descobri que a vida útil do motor não varia de quilometragem e sim de MODO DE USO, se as revisões foram feitas todas certinhas, trocar de óleo e demais coisas a vida útil deste carro tenha certeza que você irá comprar, e vende-lo sem esquentar a cabeça. Já vi MERIVA 2004 aguentar 1.000.000 de Km rodados. Pesquise seu carro, se ele tiver manual e chave reserva significa que o dono teve cuidado com o mesmo, veja se volante esta muito gasto, se a marcha está muita gasta, esses são sinais de uso do veículo e verás que caso esteja muito foi porque o velocimetro voltou. Espero ter ajudado.

      • Elio diz:

        Leo muito estranho a sua colocação a engenharia da GM diz que os seus motores família I de mil cilindrada duram 160 mil kms é claro que em condições de uso misto 70% cidade e 30% estrada, mas motores GM maiores (1,4, 1,6 e 1,8l) família I duram mais quase 200 mil kms, mas se a pessoa andar mais na estrada e for muito cuidadoso pode atingir 400 mil kms…Já o motor GM família II (1,8, 2,0, 2,2 e 2,4l) é um motor mais forte, bem cuidado e usado em predominantemente em rodovias não passa de 500 mil. A Meriva é um carro pesado e sempre usou o motor família I o motor 1,4 litros sofre um pouco para puxar ela duvido que chege a 300 mil kms, mas num Celta que é leve e tem um câmbio longo acredito em 400 mil kms, se o motor for 1,8 litros este motor gira baixo, mas vibra muito…talvez chegue a 400 mil kms, acho que você confundiu 1.000,000 com 100.000 mil kms…A Ford diz que os seus Zetec duram 240 mil kms….mas na prática bem cuidados chegam a quase 400 mil kms.

  116. simone diz:

    Boa Tarde tenho um gol ano 96 1.8
    O motor esta bom gostaria de uma opiniao se consigo viajar de sao paulo a salvador
    sem riscos de quebras pois como irei viajar com meu filhos fico preocupada
    Att.
    Simone de Deus

    • Roberto diz:

      Antes de mais nada, Simone, faça uma revisão geral nesse Gol, troque tudo que for necessário, como óleo, filtros, correias, velas, água do radiador, pastilhas de freio, regule bem os freios, limpe bicos injetores e verifique toda parte elétrica, principalmente a bateria. Você não deverá gastar mais que 700,00, a não ser que haja algum problema maior. Mesmo que chegue a 1.000,00, é preferível gastar agora, do que ficar parada na estrada. O Gol com motor AP1.8 é um carro muito confiável, pode rodar tranquila que não terá maiores problemas. Só tome cuidado ao abastecer, procure postos de bandeiras conhecidas em grandes cidades, evite postos de estrada. E boa viagem !

    • Rui jose diz:

      Simone,faça uma revisão preventiva, uns dias antes de viajar,este motor é muito bom,dirija com bastante atenção,e programe suas paradas,vá com deus,e boa viagem!

  117. vladimir diz:

    olá pessoal,gostei muito desse blog e parabéns para o idealizador é muito bom termos esse tipo de trocas de informações,a minha minha pergunta é, estou comprando um honda fit 2009/2010 na concessionaria da honda e ele esta com 111000 km rodados,porem é único dono esta com todas as revisões em dia e carimbada, o vendedor disse que o antigo proprietário mora na cidade ao lado e todo dia pegava estrada para trabalhar o carro esta em ótimo estado geral mas estou preocupado com o km mas após ver alguns relatos aqui fiquei mais tranquilo ,posso ficar tranquilo,abraço a todos ,fiquem com DEUS.

  118. Carlos diz:

    Boa Noite. Tenho um Palio Fire Flex 2006/2007. Estava com 140000km, devido a falta de água no radiador, a junta do cabeçote queimou e eu tive que retificá-lo. Acontece que quando eu ligo ele de manha sai uma fumaça branca. Perguntei pro mecânico e ele disse que era normal. Vai fazer 5000km que fiz o motor e o óleo não baixou e nem ta escuro. O que será essa fumaça?

    • Roberto diz:

      Carlos, é preciso mais informações. A fumaça branca sai só com o motor frio ? Quando você retificou o cabeçote, verificou também os anéis ? Ele solta essa fumaça branca com etanol e com gasolina também ? Com etanol é normal, mas com gasolina, pode ser algo mais sério. Quando você acelera até o limite de cada marcha, o rendimento é o mesmo ou cai bastante ? Você abastece sempre em postos confiáveis ? Já experimentou trocar de mecanico, para ter uma segunda opinião ? Já tentou medir a compressão de cada cilindro para comparar com as especificações da Fiat ? Na minha opinião, se o óleo não baixa e o rendimento não caiu, pode rodar tranquilo, apenas não deixe faltar água de novo, e troque o óleo a cada 5.000 km por um de boa marca, no mínimo API SL ou SM. Abraços.

  119. tiago rodrigues almeida diz:

    olá…Bom eu gostaria d comprar uma fiat palio adventure locker, 2010, 2010. Só que ela esta 120 mil quilômetros!!! Gostaria de saber se posso comprar sem medo de ter futuros problemas pela alta quilometragem???

    • Roberto diz:

      Tiago, 120 mil km rodados em apenas 3 anos é de assustar um pouco. Dê uma boa olhada na suspensão, assoalho, será que não rodou muito na terra ? Peça para um mecânico de confiança verificar tudo, motor, câmbio, refrigeração, freios, possíveis batidas. O dono anterior era jovem ?
      Tinha caderno de manutenção ? Há muitas opções no mercado com pouca quilometragem. Pessoalmente eu prefiro pagar um pouco mais por um usado menos rodado. Vai de cada um.
      Abraços.

  120. Marcos, diz:

    Tiago, eu compraria um carro com 120 mil kms rodados 2010 se o preço valesse muito a pena. Se eu fosse trocar um dos meus veículos 2008 (55.000 kms rodados em um e 67.000 kms rodados no outro) por um 2010 eu iria querer um que tivesse rodado no máximo, no máximo uns 70 mil kms, e com revisão no manual, assim como os meus. Falou. Marcos,

  121. Alexandre diz:

    TENHO UMA MERIVA 2009 FLEXPOWER COM 222000 KM e esta 100% o motor, sem baixar óleo.

    • Roberto diz:

      Parabéns, Alexandre, você é o exemplo a ser seguido, de motorista cuidadoso e consciente, que sabe preservar o patrimônio que tem. Continue sempre assim !

  122. junio diz:

    Valeu pelo post muito legal !

    Eu vi um video de um mecanico falando que a gasolina no motor quando vaza e se mistura com oleo se transforma em borra no motor isso é verdade ?

  123. wasni ferreira diz:

    Ola amigos tenho um corola 94 esta comigo a 14 anos , ele e um grande carro , tem tudo de bom,esta com 130000 kilometros rodados,ele e todo original ,único problema e o piloto automático que não funciona , seria o seletor de velocímetro com problema , ou algum mais grave ? se alguém ja teve este problema ,me de uma dica , eu agradeço.

  124. kalebe diz:

    Gostei muito desse post. Recentemente adquiri um corsa sedan 2006 1.8 maxx. Fiz todas as verificações necessárias para se comprar um carro. Já troquei óleo do motor( óleo original sintético), filtro da linha de combustível e filtro de ar do.motor. É meu primeiro carro, sendo assim quero usufruir do melhor que ele tem a oferecer, colocando sempre os melhores materiais.

  125. jailes Lelis Pereira diz:

    Boa noite a todos.
    Alguem pode me tirar algumas duvidas.
    Historico.
    Estava usando um palio 1000 flex economic 2013 com aro 13″. viajando sempre a 110 e 120 kh.Abastecendo sempre com gasolina comum sem aditivo. Em postos diferentes no estado do RIO. Fazendo as manutençoes preventivas recomendadas.
    Estando ele com 124.000 Km ,fui sair para viagem e verifiquei que o oleo estava no minimo. Completei-o com oleo semi-sintetico ” bomba ecologica” sai para a viagem .Apos uns 120km a luz do oleo piscou. Parei e verifiquei, estava tudo normal.Novamente sai para a estrada no dia seguinte . a luz apagada quando derepente ela acendeu . Encostei e o motor apagou.O carro foi para oficina e deu retifica completa do motor.
    Oque poderia levar a quebra do motor?
    O Motor ja estar com 124.000 ?
    Gasolina de ma qualidade?
    O oleo lubrificante que coloquei , pode ter reagido e liberado borras”sugeiras” que afetou a lubrificação do Motor?
    Pode ser que o carro ja com 124.000 Km e com aro 13″ para rodar a essa velocidade “110/120 kh o motor tem que trabalhar com giro maior?

    Agradeço se alguem ” especialista ” mecanico pudesse me responder.
    Obrigado.

  126. Olá, gostei muito deste blog.
    Porém, eu fiquei com uma certa dúvida:
    Meu pai tem um celta 05/06 com 213.000 km, ele faz as trocas de óleo, manutenções, e ñ abrimos o motor, tem embreagem e amortecedores originais.
    Quanto mais dá pra rodar com um carro desses?

    • Roberto diz:

      Luiz Henrique, pelo jeito vocês são extremamente zelosos na manutenção, logo podem rodar tranquilos até os 300 mil km. Hoje em dia, um bom motor chega aos 400 mil desde que se faça a manutenção adequada, direção responsável, gastando-se um pouco. Se vocês tiverem um mecânico de confiança, melhor ainda, passa dos 500 mil. No meu caso, em particular, rodo até os 250 ou 300 mil km, passo prá frente, compro um semi-novo com no máximo 30 mil e começo tudo de novo. E olhe que sou muito chato na hora de comprar, procuro de um dono que pensa igual a mim, faço mil perguntas, levo meu mecânico junto e só fecho após passar por uma bateria de testes. Abraços,

  127. Leandro diz:

    Tenho um corsa sedan 1,8 2005 com 193 km rodados… nao da problema algum, fora q uso GNV e ja rodei 60mil km. carro so depende do dono mesmo!

    • Gilberto Duarte diz:

      Concordo com o colega, sigo com meu Mazda rodando em ótimo estado com mais de 215 mil km sem mexer no motor, mas queira dar uma dica…Nós que temos carros já bem rodados, sempre que trocar o filtro de gasolina, trocar tbm a mangueirinha de combustível, pesquisas apontam como maior causa de incêndios automotivos o ressecamento e rompimento da mangueira, existe no mercado mangueiras bem reforçadas, eu uso uma que além da borracha tem uma cobertura de uma material (que não sei o nome agora) mas tipo um nylon, o que mesmo com o rompimento da mangueira, evitaria esguicho de combustível na direção do motor quente. Abraços

      • Roberto diz:

        Gratos pela dica, Gilberto.
        Costumo rodar sempre acima dos 200 mil km, e não tinha prestado atenção para esse ítem. Sorte que nunca aconteceu comigo, mas vou começar a trocar por essa mangueira a partir de agora.
        Abraços,

    • Roberto diz:

      Isso mesmo, Leandro, motorista consciente é aquele que só faz manutenção preventiva, nunca faz “meia-boca”, dirige sem forçar motor e câmbio, só deixa o carro na mão de um mecânico de confiança, e, apesar de todos esses cuidados, não gasta muito, não, como todos devem pensar !
      Abraços,

  128. danilo diz:

    olá comprei um fiat uno ie ano 96 motor não raja e nem fuma motor está em otimo estado, e ta com 190 km mil, so esta com um vazamento no kart sera que esse motor chega aos 250 km mil ? quando comprei fiquei com um pouco de medo por causa da kilometragem alta mais pelo oq eu li aqui tem carros bem rodados com motor bom ainda .

  129. Marco diz:

    Só Passei aqui para deixar meus parabéns por terem disponibilizado este espaço. Foi muito proveitoso.

  130. Jair diz:

    E não acredito naqueles que dizem que o seu motor (de carro) andou mais de 1 milhão de kms….o que destrói o motor é a partida a frio, nosso país, por ser quente, ajuda nisto, mas em compensação a nossa gasolina é ruim, o ar é péssimo cheio de poeira, diferente da Europa e EUA onde tudo é asfaltado…pela minha experiência os 2 motores antigos (a gasolina) mais resistentes que eu vi foram os do Opala este por girar a pouco mais de 4 mil rotações e ser um OHV (o comando fica razoavelmente próximo do sistema de lubrificação) podia chegar a quase 900 mil kms, outro motor muito resistente e o Ap 1,6 (os 1,8 e 2,0 duram menos), este motor dura fácil 500 mil kms…mas já vi à álcool com 750 mil kms….é uma durabilidade excelente para um motor OHC que gira alto a 5600 rpm…outro motor motor forte é o japonês Subaru…muito forte mesmo sendo a gasolina…ele por ser boxer (é deitado) não sofre os graves problemas de partida a frio dos OHV e principalmente OHC (comando muito longe do sistema de lubrificação, ou seja, este motor sofre muito na partida a frio mesmo usando óleo 0w50). Adoro os motores Honda mas este motor não é muito resistente não, ele é muito confiável tem ótimos índices de consumo e potência, por isto a minha admiração pela tecnologia da Honda, mas por ser muito sofisticado e girar muito alto ( da uma olhada no curso do virabrequim dele é enorme é comum os Honda terem velocidade de pistão acima de 20m/s) …por isto que eu duvido que um motor Honda, aqui no Brasil, passe dos 500 mil kms….nos EUA eles tinham que retificar com 200 mil kms….lá eles usavam óleo 5w20 para economizar combustível….e poluir menos (por pressão do governo), mas em compensação os motores duravam pouco…se usasse um 5W40 talvez o motor chegasse aos 500 mil kms…ficar bem claro gosto demais dos Honda, mas este motor por ser muito sofisticado não é muito durável não…é que nem o Marcos falou o diesel Cummins é muito mais forte de que o diesel da Mercedes, mas eu gosto mais de Mercedes, motivo consumo que é uns 6% melhor que o ultra reforçado Cummins, não adianta o Cummins chegar a 1 milhão de Kms…se o meu Mercedinho que chega a metade da durabilidade do Cummins, mas por ser mais econômico me dá mais rentabilidade…a economia de combustível é fundamental….nos dias de hoje.

    • Elton diz:

      ..Felizmente hoje, na maioria dos carros injetados, um scanner mostra a verdadeira quilometragem do carro…o que o odômetro diz nem sempre é verdade, assim como o pessoal abaixa quilometragem para vender um carro, já vi gente aumentar para impressionar as pessoas que ao lerem o painel fazem OHHHHHH, por 100 reais da para fazer isto. Eu digo para todo mundo que o meu GOL 1,0 bolinha tem 987 mil kms, mas a quilometragem real é uns 220 mil kms……e o pior é todo mundo acredita menos os mecânico é claro, imagina um motor de carro que em média tem vida útil de 500 mil kms…ter um motor que dura 1,2 milhões de kms, isto é dar um tiro no pé, como falou o Jair motores muito duráveis tem rendimento ruim ou no consumo, ou no desempenho ou nas emissões de poluentes. Caminhões é diferente eles tem lataria mais grossa, tem longarinas no chassis, usam aço LNE-60, eles usam camisa d’água no bloco do motor para a retífica ser quase perfeita, as embreagem e câmbios são remanufaturadas, eles são feitos para durar 30 ou 40 anos, além de trabalharem (às vezes) 24 horas por dia, por isto este tipo de motor diesel tem que durar bastante, um motor diesel de 12 litros pesa mil kgs…e trabalha a 2 mil giros….por isto que duram 1 milhão de kms…

    • M. Aurélio diz:

      Jair sou mecânico e concordo com você o Opala 4 cilindros foi o motor de ciclo Otto mais forte da indústria brasileira, mas os fortões são os antigos, a partir das normas anti-poluição expedida pelo governo federal na década de 90 o Opala teve que afinar anéis, pistões com 30% menos peso, aliviar bielas aumentar taxa de compressão e a partir daí o motor do Opala deixou de ser resistente. Toda pessoa que disser que fez mais de 1 milhão de kms com ciclo Otto está mentido, ou se enganou, já vi gente dizer meu carro fez 800 mil kms, quando os meus registros indicavam 300 mil ele trocava o óleo na minha oficina e lá eu registrava tudo no computador, ele dizia para todo mundo da resistência do seu motor e eu fingia que acreditava, é simples ele dizia que o hodômetro (de 100 mil kms) tinha já dado 6 voltas, mas como fui eu que cuidada vi que ele só tinha 300 mil kms.

  131. Danilo Fioravanti diz:

    Estou de olho num gol G4 2011/2012 1.0 c/ 65.000 kms, da UNIDAS SEMINOVOS, estou achando meio alta, alguém poderia me informar mais ou menos por experiência quanto roda um motor deste sem manutenção? Obs. Ele tem ar condicionado…

    • Roberto diz:

      É preciso verificar num bom auto-elétrico se a quilometragem é real, pois carro de locadora chega a rodar mais de 100 mil km por ano. Leve um mecânico de confiança, verifique tudo, se não teve uma batida mais séria, por exemplo. Agora, sem manutenção, nenhum carro dura muito, não. Já vi carro 2011 pouco rodado e fumando, por falha na manutenção. Eu, particularmente, evitaria carro de locadora, de taxista (óbvio….), de madame e de moleque, carro rebaixado, repintado, e coisas assim. A opinião de meu mecânico é decisiva na compra, faça o mesmo, Danilo. E boa sorte !

  132. Marcos, diz:

    Estou com um gm tracker 2.0 2.008 4×4 com 57.000 kms rodados. Troco sempre o óleo do motor e os filtros (óleo, ar e combustível) de 10 em 10 mil quilômetros. Aos 50 mil quilômetros troquei todos os óleos e filtros, (todos), incluindo câmbio, diferencial, ar condicionado. Com 40 mil fiz a troca de peças e todas as correias. Com este jipe pretendo ficar até os 300 mil quilômetros, vamos ver. Ótimo carro. Marcos,

  133. Joao diz:

    Ola tenho um siena fire1.0 ano 2008 esta se aproximando dos 290.000 km ela abaixa um pouco de óleo porem não perdeu força e nem rendimento nas viagens !!!

    • Elio diz:

      Aqui em Campinas tem uma frota imensa de Palio e Unos e são cuidados por um mecânico e ele disse que a maioria dos Fire estão passando dos 400 mil kms. O próprio mecânico ficou surpreso com a durabilidade e baixa manutenção dos Fiats. Não é por acaso que a Fiat foi considerada em várias pesquisa junto a mecânicos (mais de 2000 mecânicos independentes) como os melhores carros do Brasil, na relação custo benefício. É por isto que ela é lider.

      • Marcelo diz:

        Caro amigo Elio já tive o motor Fire, ele é muito bom, mas tem que botar o óleo recomendado pela fábrica. que o semi-sintético 15W40 SL ou superior e trocar com 5000 kms, caso o usuário coloque um óleo mais grosso 20W50 mesmo sendo SL ou SM o motor vai ter problemas de válvulas aí pelos 250 mil kms. Este motor tem só 2,75 litros de óleo e tem que sempre ver o nível …se tiver pouco óleo estraga as bronzinas, se tiver excesso de óleo da problemas eletrônicos.

  134. Rodrigo diz:

    Bom dia, comprei um gol bola 97, 1.0 8 válvulas e percebi que desde a última troca o nível do óleo baixou cerca de meio litro em 500 km. É normal? Também percebi uma pequena mancha na garagem após completar o nível, ele está com 110 mil. Devo levar ao mecânico?
    Obrigado

  135. Menezes diz:

    Certa vez (há 10 anos) vi um teste interno de dinamômetro numa fábrica de óleo com vários motores de marcas diferentes, não era por quilometragem e sim por horas na rotação máxima, o motor que mais aguentou foi o AP 1,6l ganhou de 6 concorrentes, os motores GM família II que também são muito resistentes duravam 75% dos APs. Também vi relatórios com testes na antiga auto latina onde os CHT da Ford duravam apenas 60% da quilometragem dos AP…por isto os CHT para equipar o Gol foram reforçados nos pistões, virabrequim, válvulas e varetas tentando conseguir se igualar em resistência ao AP 1,6 considerado na época uma referência no quesito durabilidade…mas o engraçado é que na época da auto latina o motor AP no Escort não era tão resistente, porque a Ford mexeu no virabrequim…era muito comum AP de Ford fumar antes dos 200 mil kms. Motores de ciclo Otto dificilmente chegam a 400 mil kms…para passar disto só se for táxi….Já o ciclo diesel é outra estória.

    • Roberto diz:

      Meu sogro tinha um Gol 1986 AP 1.6 que rodou 560 mil km comprovados. Rodaria ainda mais, mas o carro era de uma empresa que faliu, e o carro foi penhorado por credores.
      Tive uma Parati 1994 AP 1.6 que vendi com 265 mil km, ainda estava inteirão, não baixava óleo, nem fumava. Creio que o AP 1.6 foi o melhor motor já fabricado no Brasil.

  136. Amigos mecanicos diz:

    acabei de adquirir um honda civic 99 esta com 149 mil km omotor aparentemente esta bom alguém pode me dizer se fizer as manutenções ela pode durar mais q isto???????

  137. Gilson Guilherme diz:

    Tenho um Ford Fiesta/sedan 1.0, Comprei ele com 37.000 km. Já está em 100.00 km, em 3 aos de uso. Faço manutenção nele regularmente. troca de óleo 10.000. Já troquei algumas peças como: Coxim, reservatório de água, amortecedores, etc. Agora te pergunto: O que preciso fazer nele p/ que chegue aos 200.000 km?

    • Roberto diz:

      Fazendo manutenção preventiva como está acostumado a fazer, Gilson, acredito que seu Fiesta chega sossegado aos 200 mil. Se seu mecânico for conhecido de longa data, melhor ainda. Informe-se em sites especializados dos problemas mais comuns ao seu carro (não sei do Fiesta, especificamente, pois nunca tive um, mas pesquise. Ao saber, você pode se prevenir e trocar peças antes que se deteriorem e causem despesas maiores. Quer um exemplo ? O motor 1.0 Volks 2009/2010 deu e está dando uma tremenda dor-de-cabeça aos seus donos, por desleixo da própria Volks, que quis economizar na sua usinagem, e esse motor não está passando dos 120 ou 150 mil km(alguns pedem retífica com 60 mil). Outra dica: use apenas óleo sintético de boas marcas, pois motor 1.0 gira em altas rotações, e usando óleo sintético, garante ótima lubrificação.

      • Gilson Guilherme diz:

        Obrigado Roberto pela resposta. Esqueci de dizer o ano carro: 2008.

  138. Estou comprando um Toyota Corola 1.6 Cambio aut, ano 2007 Esta com 160.000 KM isto me assustou, é do segundo dono, sempre foi feito a Manutenção em Dia, Com Oleo Sintético Recomendado Para o Motor, trocado Filtro esta em dia, somente a KM deixou-me com medo, o que me aconselham posso comprar, o Motor aguenta mais uns 200.000 Km Paulino

    • Roberto diz:

      João Paulino, aparentemente, aguenta sim. O Corolla tem fama de ser um carro muito robusto, com baixo índice de quebras. Eu não diria mais 200 mil, mas posso lhe assegurar que mais 100 mil ele dura sim. Com 250 mil km, acho melhor você trocar por um mais novo, pois essa é a vida útil estimada para um bom motor com manutenção em dia. Vai de cada um… Abraços.

  139. Roberval diz:

    Eu gostaria de saber se posso confiar na marca jac j3 ou na peugeot , mesmo com a quilometrgem acima dos 90 mil km

    • Roberto diz:

      Olha, Roberval, poucos J3 chegaram até essa quilometragem, por ser um carro novo no mercado brasileiro, mas, na minha opinião, conta muito o fato dele ter sido um dos mais bem avaliados no teste de longa duração da 4Rodas. Quanto ao Peugeot, também na avaliação da 4Rodas, são carros confiáveis, com baixo custo de manutenção, enquanto na garantia. Finda esta, o custo sobe bastante, principalmente o custo das peças de reposição. Nessa quilometragem, se não foi feito ainda, você arcará com: embreagem completa, freios com troca dos discos, suspensão, limpeza e calibragem da injeção, troca dos pneus, revisão da parte elétrica, ar-condicionado, e demais ítens. Comprando de um dono cuidadoso, ele já lhe entregará com tudo isso feito. Do contrário (e, infelizmente, é a grande maioria…), você terá de gastar um mínimo de 2.000,00.
      Só feche negócio se o preço compensar, e leve um bom mecânico junto. Mas tenha em mente que as peças de reposição serão o dobro ou o triplo das peças de carros nacionais. Abraços.

  140. pessoal tenho uma s10 gabine estendida 96 ela esta com 408 mil km
    troco oleo corretamente e faço as manutençoes
    unica coisa que gastei uma carga de gas do ar e coisas coisas corriqueiras
    ela e a gasolina porem rodo so no alcool
    viajo muito com ela a trabalho e falo para todos e um verdadeiro pe de boi.abraços.

  141. Roberval diz:

    Ola Roberto com sua expoériencia ,diga-me o que voçê acha do citron c3 2007-2008

    • Roberto diz:

      Roberval, nunca tive um C3, mas há muitos pontos positivos, colhidos pela imprensa especializada a favor desse modelo. Em caso de colisão, ele tinha até o ano passado o menor custo de reparação entre todos os veículos pesquisados (CESVI), e só foi ultrapassado agora pelo Up. Ele foi aprovado no teste de longa duração da 4Rodas, sendo considerado robusto. É econômico e bem equipado (pegue o mais completo possível), com ar, trio elétrico, rodas, air-bag e som. Talvez só não tenha o ABS, obrigatório só a partir de 2014. Como único ponto negativo, constatado também pela 4Rodas, é o custo das peças de reposição, e da mão-de-obra nas autorizadas. Literalmente, este foi o comentário da revista: “É uma rede com um atendimento cordial, mas com o custo nas alturas, como todo carro francês”. Resumindo, pegue esse carro, Roberval, se o preço for bom, teste tudo acompanhado de um bom mecânico, evite as autorizadas, e, na hora de um conserto maior (p. ex. suspensão ou câmbio), pesquise bem o preço das peças, pois a diferença entre uma loja e outra pode ser assustadora.
      Bom negócio, e abraços.

  142. Adriana Rodrigues Lopes diz:

    Olá Roberto !

    Vi que vc responde várias dúvidas aqui no site e tem muita experiência. Poderia me ajudar com uma ? Estou pensando em comprar um Corsa Hatch ano 98 com km de 136.000 ? Pela idade do carro, parece que rodou pouco, mas o que vc acha ? Vale a pena ? 136.000 é muito ? E na descrição do veiculo, o vendedor diz que o motor é novo VHC ? Ou será que compensa pegar um carro mais novo ?

    Grata
    Adriana

    • Roberto diz:

      Adriana, pelo ano, 1998, esse Corsa foi pouco rodado, uma média de 8500 km por ano. Se você pedir a um auto-elétrico, ele poderá detectar se o odômetro não foi mexido, esse exame é rápido e barato, não demora mais que 3 minutos. Se foi violado, não compre ! Em seguida, leve o carro a um mecânico de sua confiança e peça para ele avaliar tudo, parte mecânica, câmbio, suspensão, assoalho, refrigeração, enfim, tudo. Mesmo que ele cobre por esse exame, vale a pena, só ele poderá lhe dizer se o carro roda mais 100 mil km ou vai pedir retífica logo. Esse Corsa pertenceu a quantos donos ? Todos esses donos anteriores tinham um caderno de anotações de manutenção ? Se sim, é um bom sinal – eram donos cuidadosos. Finalmente, o preço – precisa estar muito bom, pois carro com 16 anos de uso, deve estar na faixa dos 9.000,00. Esse é o preço que eu pagaria, pois o mercado hoje está totalmente favorável ao comprador, e a tabela FIPE não espelha essa situação. Só uma pergunta: é motor 1.0 ou 1.6 ? Se for o 1.6, pode pagar até 10.000,00. Outro conselho: pesquise bastante, há muitos ótimos sites, como icarros, webmotors, olx, bomnegócio, mercado livre, etc. O mercado está abarrotado de carros à venda, faça uma oferta à vista com bom desconto, não financie pois o juro dobra o valor do carro. E boa sorte ! Abraços.

  143. marcio diz:

    meu polo sedan 2008 esta com 320.000 e nem amortecedor troquei ainda kkkkkk apenas as correias, freio e óleo sintético.

    • Roberto diz:

      Parabéns, Marcio, taí um dono consciente, cuidadoso e que zela pelo seu patrimônio ! Que chegue aos 500 mi km ! Abraços.

  144. rui m diz:

    Rui
    E o que me dizem do motor gol G5 ?

    • Roberto diz:

      Olá, Rui, eu sempre considerei os motores VW os melhores e mais confiáveis fabricados no Brasil. Até que… em 2009/2010 a VW pisou feio na bola – entregou vários deles com um defeito grave: sem a devida usinagem, ou seja, sem o tratamento térmico que os torna duráveis. Resultado: esses motores não aguentavam 20 mil km, alguns nem sequer 10 mil. Esse episódio manchou para sempre a fama da VW, pelo menos para mim. Pesquise no Google sobre isso, há diversos fóruns com consumidores lesados e não indenizados pela VW. A justiça gaúcha chegou a condenar a fábrica a fazer recall desses motores, mas a VW se negou, alegando tratar-se de casos esporádicos. Ora, isso, para mim, é uma total falta de responsabilidade por parte da fábrica, pois, mesmo reconhecendo a falha, não quiseram fazer o recall. Não é à toa que a VW é hoje apenas a terceira em vendas no Brasil – trata o consumidor com descaso – a resposta do mercado é imediata ! Mas, Rui, não estou dizendo que a VW não presta – digo apenas para levar o carro num bom mecânico, faça a revisão geral de tudo, e, se o preço estiver bom, pode fechar negócio. Abraços.

  145. Elizandro diz:

    Estou comprando um ka zetec 2001 com 191000 kms o mecanico disse que o motor ta otimo que e original,sera que esses motores sao realmente duraveis?achei otimo o carro apesar de ter algumas coisinhas pra fazer pois e repasse e peguei por um preço bem baixo o mecanico que o avaliou me disse que valia a pena o investimento

    • Roberto diz:

      Depende de quanto mais você vai rodar com esse Ka, Elizandro, O motor Zetec RoCam é robusto, de bom desempenho, econômico e de baixa manutenção. Se esse seu mecânico for um conhecido de longa data, e o preço for realmente bom, pode pegar. Fazendo uma manutenção preventiva de acordo, como por exemplo só usar óleo sintético de boas marcas (5W30 ou 10W40) a cada 5.000 km, sempre ficar atento à refrigeração, deixando sempre limpos os bicos da injeção, etc., acredito que você possa rodar mais 100 mil km. Aí já será hora de abrir o motor ou passá-lo prá frente. Boa sorte !

  146. Elizandro diz:

    Obrigado Roberto,vou usar ele so para passear,fazer compras etc,e sou muito cuidadoso,queria outro conselho,a gasolina a ser usada e melhor abastecer sempre aditivada?

    • Roberto diz:

      Elizandro, não há necessidade da gasolina aditivada, mesmo que você ande pouco. O mais importante é só abastecer em postos das bandeiras, BR, Ipiranga ou Shell, pois a gasolina ou etanol de outras bandeiras, por ser mais barata, pode ser adulterada. Eu disse: pode ser, não necessariamente. A diferença, a menor, de 0,10 a 0,20 não compensa o risco de ter o motor prejudicado, pois o conserto ou limpeza pode sair até 1.000,00. Eu, particularmente, gosto dos postos Shell, nunca tive problemas. Recomendo escolher um só posto, e abastecer sempre lá, e quando for viajar, evite postos de estrada, sempre escolha os de bandeira nas cidades. Abraços.

  147. angelo diz:

    meu pai tem um palio yang 2001 com 108,000 rodados, ele é chato, nem vence as revisões e ele já manda revisar de novo, mas o carro dele não bate nada, é super estável, gostoso de dirigir, quanto mais voce acha que o motor dura?

    • Leo diz:

      Vendi um celta 08/09 com 320 mil rodado e o bicho ainda anda mais que o Idea 06 que comprei com 170 mil… E já está com 195 mil…

      Isso depende muito de como mantem as revisões….

    • Roberto diz:

      Seguramente, roda mais 150 mil km, Angelo. É a vida útil de um motor hoje em dia, com a manutenção correta como o seu pai faz. Se rodar mais em estrada, pode somar mais 100 mil. Motor 1.0, um pouco menos, pois roda em altas rotações. Atualmente, gasta-se mais com a suspensão, caixa de direção e, eventualmente, com a câmbio do que com o motor. Culpa de nossas ruas e estradas e do trânsito caótico. Abraços.

      • Angelo diz:

        Obrigado, eu dirijo o carro seja do pai ou da empresa, sempre troco marcha sem forçar, e nem uso marcha alta em giro muito baixo,isso força o motor sem acelerar, trabalhei com trator e caminhão, parece dom, pq raramente alguem q anda comigo sente as mudanças de marcha, na moto fan q mencionei tmbem é a msm coisa, muito bom partcipar aki, valeu abraço

  148. Angelo diz:

    tenho uma moto 125 fan ks 2010, troco o oleo a cada 1000 km, todas as revisoes são feita na autorizada honda, a moto ta com 31,000 rodados, o motor ta otimo, mas a mato do meu cunhado suzuki yes 125 nao aguentou mais q 38,000 km, mas sei que depende do dono, ele nao fazia revisoes, completava o oleo, então a durabilidade debende do cuidado do dono, quanto sera que meu motor chega sendo original ainda, nka foi retificado?

    • Roberto diz:

      Angelo, você está certo, depende 90% dos cuidados do dono nas revisões e no modo de dirigir. E 10% depende de algum problema da máquina mesmo, um lote defeituoso, problema de projeto, falha no controle de qualidade, isso infelizmente existe, e já aconteceu comigo duas vezes. Mas, no caso das motos, espera-se uma vida útil equivalente à metade da de um carro. Logo, uma moto bem cuidada como a sua, com tudo em dia, pode rodar 100 a 125 mil km até a 1ª retífica. Se a do seu cunhado não aguentou 40 mil km, foi por desleixo, acredito eu, pois a Suzuki faz ótimas motos, assim como a Honda. Uma pesquisa recente, feita nos Estados Unidos, colocou as motos de origem japonesa entre as mais confiáveis dentre todas. Logo, sua Fan vai muito longe.
      Abraços.

  149. Angelo diz:

    Porque motor a ar como os da volksvagem fazem tanto barulho, a durabilidade é menor pq trabalha mais quente, o barulho é muito chato, a engenharia explica isso?

    • Roberto diz:

      Não sei lhe responder, pois não sou engenheiro, mas acredito que seja por isso mesmo que você falou. O ar não tem a mesma facilidade da água para refrigerar, ainda mais no Brasil e outros países de clima tropical. Até mesmo em motos, só as de pequena e média cilindrada são refrigeradas a ar, acima de 400 cc só dá refrigeração líquida. Mas o fusca, que tive vários, deixou muita saudade ! Abraços.

  150. Roberto Barbosa diz:

    Ola amigos , a respeito do barulho do motor ( Boxer ) (Cilindros opostos) do gol com sistema de arrefecimento a ar o barulho em parte é por causa da ventoinha,que força a passagem do ar pelas aletas dos cilindros do motor, causando atrito para dissipar o excesso de calor causado pela queima do combustível,mas esse sistema também já foi usado por motores de alta cilindradas,como por exemplo motores Deutz e Cummis .

  151. Angelo diz:

    Acredita que já vi um trator com motor deutz a ar, raríssimo, vi funcionando, ate dirigi o mesmo, dificio alguém ter a oportunidade que tive, comecei a dirigir trator com 6 anos, aos 16 ja trabalhava profissionalmente na fazenda, trabalhei com algumas marcas diferentes, tipo, MASSEY FERGUSON, MODELO: 50X, 55x, 65 X COM QUARTA MARCHA A FRENTE E COM 3 MARCHA A FRENTE TAMBEM, 265, 275 TRASSADO E SIMPLES, 283 TRASSADO, 290 TURBINA ADAPTADA E TRASSADO, 290 SIMPLES MAS COM 3 CAMBIO(alavanca p/ cruzar marcha), 291 TRASSADO, LINDO E ÓTIMO, 298 RUIM, VALTRA 650 TRASSADO, VALTRA 850 TRASSADO, VALMETE 1180 TRASSADO, AGRALLE, TOBATA, FORD SIMPLES VÁRIOS MODELOS DE POTENCIA, TL 65 TRASSADO FORD RUIM, VALTRA 700, RETROESCAVADEIRA DA MASSEY FERGUSSON, também trabalhei com caminhão, agora sou aux. Administrativo, mas minha diversão é de vez em quando dirigir trator ou caminhão, tudo que tem rodas sou apaixonado, aprendi sozinho só de ficar olhando, e corri atrás de mostrar o que sabia, não basta ter um emprego que remunere bem e vc não é feliz, p/ mim, tenho que trabalhar contente e salario precisamos claro, mas não precisa ser alto, prefiro ganhar pouco e ser feliz do que GANHAR MUITO E ACABAR TENDO UM INFARTO DE STRESS! TENHO 25 ANOS, DISSE QUE ALGUNS MODELOS SÃO RUIM D TRATORES NO MEU PONTO DE VISTA, ISSO É RELATIVO, TODAS MARCAS TEM SEU LADO BOM E LADO RUIM, SE QUISEREM SABER MAIS É SÓ PERGUNTAR , AGRADEÇO PELO ESPAÇO, ABRAÇO

  152. ivan diz:

    bom dia tenho um gol g5 2009/2010 completo mens ar unico dono 1.6 com 62mil km estou preecisando de um carro maior devido eu ter um filho pekeno eo espaço esta pekeno ja pra isso kkkk to negociando um vectra 2007/2008 elegance e o cara me pediu uma volta de 5000 porem o carro dele esta com 96mil voces acha que e um bom negocio pois não conheço muioto o vectra

    • Roberto diz:

      Ivan, peça ao dono do Vectra o manual ou pelo um caderno de manutenção preventiva. Caso ele não tenha nenhum dos dois, indica desleixo na manutenção. Comprei uma Parati com 90 mil km, que tinha o manual, chave reserva e manutenção em dia, rodei mais 170 mil, e vendi pelo mesmo preço que comprei. Em todo caso, leve um bom mecânico, teste tudo e só após o aval dele feche negócio. Os dois carros, tanto o seu como o dele estão pouco rodados, parece ser um bom negócio para ambos. Atenção com a suspensão e a caixa de direção do Vectra, caso estejam danificadas, a despesa pode ser bem salgada. Abraços.

  153. óleo no nível não significa que o óleo esta bom,varios fatores podem influenciar na durabilidade do óleo,dentre elas a qualidade do combustível , regulagens do motor(válvulas,injeção,ponto etc) operação em condições severas,poeira fumaça,umidade.

  154. Tenho um gol mil 2008 city ja rodei 100 mil km até agora não me deu problema super economico um pouco duro mas custo benefico recompensa

  155. Luiz Antonio diz:

    Amigos,tenho um corolla 01/01 que comprei zero km e desde os 500 que troquei o óleo que veio de fabrica e passei a usar o castrol 100% sintético. Faço a troca a cada 7.000 ou no máximo 6 meses pois existe a fadiga do óleo e filtro o que ocasionará a “lama” com o passar do tempo mesmo sendo um óleo de excelente qualidade. Esse motor hoje já tem 171.000kms e nunca foi aberto e nem será nas minhas mãos. Oleo de cor escura dentro do prazo significa limpeza do motor e não oleo de baixa qualidade.

  156. Alan Jhone Cordeiro Oliveira de Jesus diz:

    Amigo, estou preste a comprar um Fox route 1.0 Completo com 110mil km rodado está em perfeito estado de conservação o carto esta impecável muito muito conservado mesmo, mais minha maior preocupação e a Quilometragem será que teria problema. Valor dele 21.000,00

    • Roberto diz:

      Olha, Alan, 110 mil km não é elevado, mas que ano é esse Fox ? Uma vez comprei uma Parati com 94 mil km, e rodei outros 170 mil, depois vendi ele com lucro. Com um detalhe: na hora da compra, levei um mecânico de confiança, que testou tudo e aprovou na hora. Faça o mesmo, só compre com o aval de seu mecânico. Não posso dizer se está caro ou barato, depende do ano, dos acessórios, e da manutenção preventiva que o vendedor fazia nele. Quer uma dica ?
      Fale com o mecânico que cuidava desse carro, pergunte que peças foram trocadas, a frequência com que trocava óleo, filtros, pastilhas, se foi feito algum serviço maior, tipo embreagem, câmbio, suspensão, se houve alguma batida, nem que seja pequena, etc. Na hora da compra, temos que ser chatos mesmo, afinal é um investimento de porte e todo cuidado é pouco.
      Boa sorte, e abraços.

      • Alan Jhone Cordeiro Oliveira de Jesus diz:

        Roberto o ano e 2007/2008
        Ele e completo

    • Meu caro, considerando que um motor é feito para rodar ao menos 500mil Km!!! se este motor estiver funcionando normal, sem queima de óleo ou barulhos estranhos, vazamentos, ainda vai durar muito, agora verifique: Caixa de marcha, (troque o óleo), pressão do pedal de embreagem: se estiver pouca pressão ou dura!!! tem que trocar o quite de embreagem!!! verifique discos e pastilhas de freio, barulho ou vazamento na caixa de direção (ao movimentar o volante se começar gritar, esta estourada!!!) e pneus é claro!!! se o estado de conservação é excelente as demais da para passar!!! espero ter ajudado!!!

  157. diogo diz:

    Comprei um astra 99 2.0 8v e está com 200 mil rodados. Motor sereninho. Fiz a revisão dele, trocando praticamente tudo… será até kilometragem ele aguenta?

    • Roberto diz:

      Pode passar dos 300 mil km, Diogo. O Astra é um carro muito robusto, em uso normal roda em baixa rotação por ser 2.0. Usando sempre óleo 100% sintético, fazendo manutenção preventiva, anotando tudo num caderno e dirigindo defensivamente, esse carro só pode lhe dar alegria.
      Boa sorte !

  158. antigo diz:

    Tenho Um Fiat com 1.222.792 km rodados. Começou a queimar óleo e vai pra retífica. O motor ainda está quase todo original, inclusive caixa de marcha, radiador(com água filtrada). Trocado só a embreagem, freio e coisas assim. A lataria sofreu mais que o motor.

  159. olá, tenho um honda civic 2011 exs c/ 70888 km o carro esta em perfeita condição , uso óleo recomendado , toda manutenção , mas tenho notado que no terminal do escapamento esta acumulando uma fumaça preta, como uma borra de óleo , oque seria isso?

    • pela alguma experiência que tenho com carros, o que esta acontecendo é, que o desgaste dos anéis de segmento esta dando passagem de óleo paras as velas e câmara de combustão, fazendo com que queime combustível junto com óleo, por isso a fumaça e essa borra na saída do cano de descarga; aí tem dois caminhos a seguir: você pode continuar rodando com o carro assim mesmo, só que vai consumir muito mais: óleo, velas, combustível, perca de potencia, além do chato incomodo da fumaça!!! pode-se até rodar mais de dez anos desta maneira!!! é isso mesmo, tenho uma Fiat Tipo ano 94 comprei em 2000 já queimava óleo: me falavam que ia bater maquina!!! a verdade que até hoje o carro funciona, e ainda rodará muito tempo só que é um gastão!!! outro é fazer este motor!!!

  160. alexandre monteiro diz:

    comprei um fiorino fire 2006 no ano de 2010 com 100,000 mil kms, hoje ele tem 385000 mil e nao esta fumando, mas ate a proxima troca de oleo consome mais dois litros e normal? alexandre bh mg;

  161. aldemir de aguiar diz:

    amigo eu tenho um fiat brava ao 2001, e esta com, 197,000 mil km rodados, um amigo ia comprar meu carro quando ele viu o km do meu carro, ele disse que não tinha valor, pois esta muito rodado, eu fico preocupado com isso, de quando eu vender meu carro

    • Gilberto Duarte diz:

      Então quando comprei meu Mazda estava justamente com essa mesma Quilometragem, hj ele está com 220mil km, e agora que comecei a usar Óleo de alta Quilometragem porque no momento estou sem condições de fazer o motor, abraços!!

    • Roberto diz:

      Caro Aldemir, 200 mil km não é muito, se você cuidou bem de sua manutenção. Tive uma Parati 94 com 265 mil km que vendi por 9.000,00 , e o comprador não achou muito não. Eu lhe mostrei o caderno de manutenção preventiva que eu fazia, com tudo anotado, manutenção essa que eu deixava na mão de um mecânico de confiança, nunca em autorizada. Gastava pouco, cerca de 1.000,00 por ano, entre peças e mão-de-obra. Não tenha receio, não, carro bem conservado vai sossegado até 350 mil ou mais até a 1ª retífica !

  162. wasny diz:

    Alo Roberto ! tenho um corola 1.8 1994 .comprei ele com 30000 km esta com 135 km , eu rodo muito pouco , moro no centro da cidade sou idoso ,preciso andar a pé. uso mais ele quando viajo , na estrada ou na cidade funciona muito bem , sem problema algum não consome óleo e pucha muito bem, em alta rotação ele tem um funcionamento perfeito mais na marcha lenta sempre foi um tanto barulhento , apos rodar 200 km em uma viagem sem problemas , ao chegar em casa notei um pequeno barulho na marcha lenta,consultei a dois mecânicos; um me disse que podia ser folga no mancal , outro me disse folga de biela , mais o carro continua rodando muito bem ,estou apreensivo ., gostaria de ter , por gentileza ,um parecer , ficarei grato ,

    • Roberto diz:

      A princípio, Wasny, não me parece ser um problema sério – o carro está pouco rodado, é um modelo importado ainda dos Estados Unidos, motor 1.8 16V, muito robusto por sinal. Já verificou a correia dentada ? É bom trocar a cada 40 mil km, por precaução. Peça para uma oficina especializada medir a compressão de cada cilindro, e comparar com as especificações de fábrica, é um exame rápido e barato. O líquido de arrefecimento não baixa muito ? A fumaça que sai do escapamento é normal ou meio azulada ? Só abra o motor se tiver a certeza de algum problema interno. Um bom mecânico deverá avaliar tudo isso que lhe falei antes de dar uma opinião sobre o que fazer. Como o rendimento está bom em alta rotação, e não baixa o óleo, acredito que seu Corolla ainda vai lhe dar muita alegria, Wasny. Boa sorte, a abraços !

    • wasny diz:

      Muito grato pelo seu parecer , abraços.

  163. washington luis antunes de souza diz:

    Ola Galera, adquiri um siena 2001 16 val.
    O mesmo está com 180000 rodados mais tem todas as revisões feitas pela fiat.
    O antigo dono nunca viajou com este veiculo mais tem todos os certificados de armotecedor e bateria que foi trocada.
    Acredito ser um carro seguro.
    Minha pergunta e sobre o oleo a ser utilizado no 16 valvulas .?
    Tem de ser o Sintetico.
    T

    • Roberto diz:

      Na minha opinião, Washington, siga o manual do carro, se o tiver. Se não, pergunte na concessionária, é o mais razoável a fazer. Mas, ainda na minha opinião, devido à queda de preço do sintético, e à sua qualidade bem superior em relação ao mineral, eu recomendo usar só o sintético, independente do carro ou da quilometragem. A faixa de preço ? Em torno de 25,00 a 30,00 o litro. Nas promoções pode achar até por 19,00. O intervalo de troca pode ser de 10 mil km, e sempre troque o filtro junto, não caia na história de trocá-lo a cada 20 mil não, isso prejudica e muito a lubrificação. Um motor bem lubrificado e bem refrigerado (ítem também muito importante), dura muito, muito mesmo. Siga essas recomendações, e seu Siena vai sossegado até os 300 mil km, meu caro. Abraços.

      • JoãoMS diz:

        O WLA Souza adquiriu om ótimo carro. Se cuidar vai até 500k km. O meu Siena 1.3/2K/16v com 150k ainda parece novo e é bastante econômico.

  164. Felipe diz:

    Olá,estou quase comprando uma parati track fild porem
    ela esta com 135,000 mil quilômetros o dono viaja todo mês para BH
    e eu sou aqui de Curitiba quanto tempo dura esse motor e suas peças.

    • Bom dia Felipe, carro usado o que conta é o estado geral de conservação, é claro que motor e caixa de marcha, é a alma do carro, quanto a questão deste carro ser usado constantemente para viajar não tem nem um problema, tem que se observar se tem sido respeitado a manutenção preventiva: troca de óleo, fluidos (hidráulicos de direção, freio, radiador, caxa de marcha) porque estes cuidados por parte do atual dono é que vai determinar a integridades da mecânica geral deste carro, além disso observe se ha algum barulho estranho no funcionamento deste motor, como: tictac! socos! serração! excessos de vazamento de óleo, uma boa dica é verificar se quando acelera o carro, se há emissão de fumaça, verifique se saída do escapamento esta suja de óleo cru! ou formação de borra!, verifique se todas as marchas estão entrando normalmente, se estiver escapando, é bem provável que esta caixa esteja ruim, claro que este teste tem que ser feito com o carro funcionando e em movimento, se estiver tudo certo é só fechar negocio e ser feliz!!! espero ter ajudado boa sorte Felipe.

  165. Renato Martins diz:

    Tenho um Ford Del Rey 1984 com 265000 KM. Carro bom, confortavel que não me deixa na estrada.

  166. Todos nos sabemos a troca de óleo e importante só que tem o motor com a quelometragem baixa vai um tipo de óleo e com quelometragem alta vai outro tipo de óleo mais o fabricante fala que tem que .trocar com três mil e quinhentos quilometro não com cinco e nem dez mil .

  167. Juarez diz:

    estou comprando um fiat uno fire 2006 e ele esta com 170 mil km rodado , o preço esta bom e carro esta bem conservado mas estou preocupado com quilometragem e te pergunto o que devo prestar atenção no carro para efetuar uma boa compra

  168. Marcelo diz:

    Gol MI 1000 ano 98 com 300.000 Km se entregou, uma baita carro!!!
    guerreiro.

    • Richard diz:

      Estou querendo comprar um astra 1.8 ano 2001, mas esta c 200 mil km rodados , o motor não faz barulho nenhum o interior do carro esta em perfeito estado lataria também
      Pelo q eu vi e ouvi no carro parece estar conservado ! Seracq posso confiar nesse motor , alguém ai conhece esse carro?
      Obrigado

      • diogo diz:

        Bom dia, Richard. Se o carro está bem conservado em seu estado geral, especialmente no motor (coração do carro), não há problema algum. O astra é um carro muito imponente e de grande confiança.
        Eu, por exemplo, comprei um astra 2.0 8v ano 1999 com 210 mil km. O carro é excelente e não me dá problema algum. Motor sereno, não fuma e não baixa óleo.

        Vale a pena comprar, o carro é muito valente.

  169. Tenho uma Nissan Frontier 95 e queria saber origem do motor, país por exemplo, se é argentina e comparação com o MWM, abg

  170. Andre diz:

    Boa tarde galera, bom o meu polo 2004, 1.6 M.I série ouro já está com 288mil km e eu uso o óleo Lubrax Supera 5W40, e não tenho do que reclamar está andando bem e sem ruídos, eu coloco óleo para 10mil mas troco com 7 ou 8mil, aproveitando o ensejo, alguém sabe me dizer se tem uma data limite para mandar fazer o motor(sem que ele quebre inesperadamente por estar forçando) e se é melhor mandar fazer ou comprar outro motor, em média quanto custa cada um dos procedimentos.

    Obrigado

  171. Alexandre diz:

    Olá, gostaria de saber se vale a pena comprar uma hilux sw4 de 99 com 200.000 km rodados

  172. donisete kross diz:

    pergunta: é normal corolla 2009 com 63.000 km baixar meio litro de oleo entre uma troca e outra com troca pra 10.000 km, por favor , quem tiver a resposta me envia por favor
    donizetekross@hotmail.com

    • Luiz Antônio diz:

      Donisete

      Segundo o manual dos fabricantes dos carros, é considerado normal até 1 litro a cada 1000 kms rodados.

      Abs.

  173. ruimokka diz:

    oLa kem me pode dar uma opiniao a um clio de de 2001 1.5 dci co 320 mil kms.
    K axam?ele paraece estar muito bom.Pedem me 1200 euros.

    Obrigado ruimokka

  174. fernando pires diz:

    boa noite,adquiri um celta 2008/2009,em perfeito estado,conservado e o carro parece que é zero,a sua ex dona parece ser uma mulher bem zelosa o carro não tem um risco,e internamente ta novissimo,mais ele tem 140mil quilometro acho que ela usava pra viajar..comprei de uma consecionaria muito renomada a apia veiculos (pelo menos na minha cidade )e o carro fico uma semana na revisão antes de me entregarem e ainda tenho garantia de 3 meses!! a minha pergunta é terei problemas no futuro com esse altomóvel? ou ele rodara mais 150 mil quilometros tranquilo? se eu viser a manutenção certinha

  175. Oliveira diz:

    Olá galera! Estou pensando em comprar um honda civic lx 98 manual, com 256 mil quilômetros.
    É normal sair água no escape desses carros? Para retificar o motor desse carro é muito elevado o preço? Se tiver alguém que possa me dar uma luz agradeço.
    Valeu galera..

  176. xyz diz:

    Boa noite, tenho uma parati 2007 e o motor (AP1.8) está com 240.000, e esta excelente condiçoes. Pretendo comprar outra parati com KM abaixo dos 30.000, para poder rodar alguns anos sem dor de cabeça.

  177. Diego diz:

    Bom dia, gostaria de saber se é confiável compra um corsa classic 2005 ex frota com mais de 200.000 km rodados, motor já foi feito. É confiável??

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s