Motivos para você comprar um carro usado

Ilustração: Stefan

1 – Preço

Para muitos este é o principal motivo para a compra de um carro usado. Embora nos últimos anos as condições de financiamento tenham viabilizado a compra de carros novos para boa parcela da população, os preços dos carros populares no Brasil ainda estão “salgados”. E como as boas condições de financiamento também atendem aos “semi-novos”, é possível encontrar um carro usado para praticamente qualquer “bolso”.

2 – Desvalorização

Um carro popular como o Chevrolet Celta ou o Volkswagen Gol quando comprado “zero quilômetro” sofre uma desvalorização de aproximadamente 20% no primeiro ano. Já para quem compra um carro usado com dois anos de uso, se decidir vender após um ano enfrentará uma desvalorização máxima de 5% aproximadamente, sendo possível até mesmo vender o carro pelo mesmo preço que comprou (sem desvalorização).

3 – Segurança

Pelo mesmo preço de um carro popular modelo básico “zero quilômetro” é possível comprar um carro usado equipado com air bags e freios ABS. Por exemplo: pelo mesmo preço de um Fiat Pálio novo é possível levar um Honda Fit LXL 2005 com os equipamentos mencionados.

4 – Conforto

Assim como no item segurança, pelo mesmo valor de um carro novo básico é possível adquirir um usado com alto padrão de acabamento, bancos de couro, câmbio automático, faróis de neblina, trava das portas e vidros elétricos, alarme, acionamento interno da abertura da tampa do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, entre outras coisas que nem em sonho seriam encontradas num modelo popular básico. Por exemplo: pelo mesmo preço de um Volkswagen Gol novo é possível comprar um Toyota Corolla XEi 2005 com os equipamentos mencionados.

5 – Custo x Benefício

Com base nos exemplos citados anteriormente, é possível afirmar que a compra de um bom carro usado sempre representa uma melhor relação Custo x Benefício, ou seja, normalmente, em relação à compra de um carro novo, na compra do carro usado paga-se menos por mais conforto e segurança.

6 – IPVA

O IPVA, imposto que o Estado cobra dos proprietários de veículos automotores (carros), é calculado com base no valor de mercado destes bens, e sendo assim o valor do imposto à pagar de um carro usado será sempre menor que o de um carro novo.

7 – Seguro

Usando a mesma lógica do IPVA, o seguro de um carro usado normalmente é mais barato do que o de um carro novo (salvo em situações especiais nos casos de carros importados ou muito antigos).

8 – Endividamento

A facilidade de financiar um carro novo tem levado as pessoas a assumir níveis de endividamento insustentáveis. A emoção na hora da compra do carro, geralmente faz com que as pessoas percam a noção do quanto estarão comprometendo de suas rendas para pagar um financiamento. É comum também que neste momento se esqueçam de considerar os gastos com seguro, combustível, manutenção, documentação e impostos. O resultado se apresenta ao longo dos meses seguintes, com um aperto financeiro, atrasos e dívidas. Enquanto a compra de um carro usado de boa procedência poderia igualmente atender às mesmas necessidades por um valor com certeza menor, evitando assim futuras dores de cabeça.

—– 

Você concorda? Pode contribuir para aumentar esta lista? Discorda? Comente.

About these ads
Esta entrada foi publicada em Como comprar com as etiquetas . ligação permanente.

9 respostas a Motivos para você comprar um carro usado

  1. Pingback: Vai comprar um carro usado? Confira a documentação. | O Carro Usado

  2. Luis Henrique diz:

    Não é verdade que seguro para carro usado é mais barato que para carro novo. É justamente o contrário. O IPVA é sempre a mesma alíquota se o carro tiver o mesmo tipo de motor (gasolina, álcool, flex ou diesel). No caso de SP o carro a gasolina paga 4% do valor se for a gasolina, seja zero km ou usado com 3, 5 ou 10 anos. Já o seguro cobra uma porcentagem maior conforme o carro vai ficando mais velho, chgeando até ao ponto da seguradora não aceitar seguro de alguns carros usados que sairam de linha e foram pouco vendidos, porque a dificuldade de achar peças é grande.

  3. marcio diz:

    muito obrigado mesmo, tirou minhas dúvidas entre um usado e um zero km, vou procurar um usado de boa procedência, vcs são verdadeiros anjos do consumidor, precisamos de mais pessoas assim, quantos desenformados se endividam e perdem seus veicolos a custos de banana por não ter esta informação, mais uma vez muito obrigado.

  4. Filipe Martins Costa diz:

    Compartilho da mesma opinião do autor desse artigo, enfim ao menos uma pequena parcela dos consumidores estão acordando com relação aos preços abusivos praticado no Brasil, proveniente de impostos e de quanto o consumidor está disposto a pagar. Quando o povo entender que a formola e o poder da mudança está em suas próprias mãos, nós e nossos filhos desfrutaremos de um país mais correto e humano.

  5. O carro semi novo na minha opinião certamente é um ótimo negócio, porém a sensação de adquirir o veículo zero não tem descrição!

  6. Alberto diz:

    Concordo em cada um dos pontos mencionados pelo autor, estes são os motivos que nos últimos anos compro somente carros usados.
    Inclusive estou procurando no momento e encontrei o blog, ótimas dicas.

    Em uma de minhas pesquisas encontrei um site novo http://www.simbu.com.br muito interessante. Não é um site de classificados, ao invés de ter carros a venda tem os interessados em comprar, você pode registrar o valor que deseja pagar, opcionais, cor e outros detalhes, seus contatos são liberados apenas para os vendedores que você escolher. Mostram os preços atuais do mercado para et ajudar.
    Da para ter acesso a vendedores que normalmente entregariam os carros em loja ou concessionária . E é de graça para colocar o carro que está querendo comprar.

    Pelo que vi, para vender é muito bom também, porque os interessados estão no site, vale a pena conferir.

    Espero ter ajudado. Da mesma forma como vou divulgar o blog que esta muito bem feito, vou divulgar essa ideia porque precisamos de novos modelos.

    Espero ter ajudado

  7. Berebecants diz:

    Eu ate fui em algumas consessionarias aqui na cidade. Pensei em modelos como o HB20 1.0, New Fiesta 1.5 e ate o 208 1.5. Todos na faixa de R$ 40.000,00. Acabei comprando um honda new civic 2007 exs completo. Nao me arrependo ate o momento.

  8. Pingback: Carros usados! dicas pra não entrar numa furada.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s