Toyota Corolla 1998-2002

O Blog apresenta neste post uma reportagem publicada na revista Quatro Rodas em novembro de 2003 para trazer talvez a melhor opção de compra entre os carros usados: o Toyota Corolla. Como segue:

Se você procura um carro usado e se preocupa principalmente com o estilo, certamente o Toyota Corolla antigo não é o seu carro. Mas, se na sua lista entram conforto, pouca manutenção e facilidade na hora da revenda, então é melhor conhecer mais sobre esse carro de ar comportado. Antes de tudo, é bom saber o quanto foi difícil encontrar pontos fracos no Corolla. Grandes reclamações, mesmo, só dos mecânicos: “Se fosse depender desse tipo de carro para viver, estava frito. Não quebra”, disse um deles.

Se a manutenção é uma das grandes virtudes do Corolla, ao mesmo tempo pode se tornar um dos problemas. Nosso consultor técnico Fábio Fukuda explica que, por ter boa durabilidade, as peças são mais caras que a média da categoria. Por isso, não descuide das revisões periódicas. Para evitar esse tipo de encrenca, Fukuda dá a dica: “O mais comum é a falta das trocas de óleo. Para saber se todas foram feitas da maneira correta, é só verificar a tampa do óleo – na parte superior do motor – e ver se não tem borra lá dentro”, explica. É fundamental, claro, conferir no manual do proprietário se foram realizadas todas as revisões obrigatórias.

Comparado aos seus concorrentes, o Corolla se sai bem. Na edição de fevereiro de 1999, a QUATRO RODAS fez um comparativo com seu maior rival, o Honda Civic. Apesar do empate técnico, a reportagem ressaltava algumas qualidades do Toyota: “Se você busca performance, desempenho, força no motor, o Corolla é campeão”. Não é para menos. O motor 1.8 16V da Toyota tem 116 cavalos, 10 a mais que o 1.6 16V do Honda. O modelo ainda se dá bem quando o assunto é seguro, assim como o Civic. O preço médio é de 1700 reais* para um modelo 2000 – mais em conta que os 2300 reais* de um Vectra.

Outro detalhe importante são os acabamentos. Um puxador da maçaneta, que costuma quebrar com certa facilidade, custa cerca de 50 reais*. Porém o problema não é o preço e sim a dificuldade de encontrar esse tipo de peça nos estoques das concessionárias. Aliás, é justamente a rede autorizada uma das poucas reclamações dos consumidores. São apenas 88 pontos de assistência técnica* espalhados pelo Brasil, contra os mais de 500 da Volkswagen.

A versão mais procurada entre os consumidores é a XEi, que vem com ar-condicionado, duplo airbag, trio elétrico, roda de liga leve e CD player, tudo isso a partir de 20000 reais*. Tome muito cuidado com a versão XLi, na qual o ar-condicionado era um acessório. Por incrível que pareça, existem raros Corolla sem ar. Nem cogite a hipótese de levá-lo, senão é casamento na certa.

A versão SE-G é mais indicada para quem busca um sedã mais equipado, com freios ABS e bancos de couro.

Para quem trabalha com carros usados, o Corolla é um dos poucos modelos em que os avaliadores não encontram dificuldades na inspeção. “É um modelo que passa na mão de poucos donos, por isso não chega a ser malhado”, afirma o vendedor Carlos, da concessionária Collection, de São Paulo.

Quem compra o Corolla costuma mesmo ficar um bom tempo com o carro. É o caso do comerciante Julio Sakoma, de Curitiba (PR). Ele possui um modelo 1999 desde zero-quilômetro. “Comprei o carro por achar durável. Ele está com 50000 quilômetros e parece novo”, diz. Nos planos de Sakoma, o Corolla não sai da sua garagem por pelo menos mais dois anos.

Se a opção começou a ficar mais interessante, é bom ficar atento. Se encontrar um de que você goste, feche logo o negócio. Caso contrário, vai ser difícil encontrar outro. “No mercado de usados, é um dos poucos modelos que não encalham nos estoques. É como um cheque visado”, diz o analista do mercado automotivo Renato Ferreira da Silva. “Para a situação atual, em que a venda de veículos não está fácil*, possuir um carro com venda garantida por um preço justo é o melhor negócio do mercado.”

Não compre mico por lebre – Ao comprar um Corolla usado, prefira sempre o nacional, feito aqui a partir de 1998. O modelo importado é bom do ponto de vista mecânico, mas não faz sucesso no mercado. Não é raro uma loja empurrar um de 1998 como se fosse o brasileiro. Seja por má-fé ou ignorância, encontramos alguns vendedores jurando que o importado era o nacional. Identificá-lo é simples: tem faróis redondos, grade tipo colméia e, geralmente, cores berrantes. Apesar de barato (17700 reais, contra 20000 reais do nacional*), tem um motor 1.6 16V de 107 cavalos. Se encontrar um desses, é mico certo.”

Por Por Ricardo Lopes / fotos: Marcelo Spatafora

* Reportagem publicada na edição de novembro de 2003 da revista QUATRO RODAS

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/

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3 respostas a Toyota Corolla 1998-2002

  1. Daniel diz:

    Amigo o corolla 2002, é um bom carro, porque olha só tenho um gol g4 2010 e estou querendo fazer uma torca no corolla o que vcs acham diço.

  2. Hélio Giffoni diz:

    Colega, estou em duvidas a respeito de um corolla 2005, caso compre qual a media de anos que devo ficar com ele sem muitas dores de cabeça?5 anos seria muito?

  3. leandro diz:

    Temos o corolla 1995 le e o corolla 2001 at tb. Te recomendo o segundo (de 1999 em diante mas tb tem que pagar mais).Nada de problemas exceto manutenções preventivos, oleo filtros, pneus.Pega de particular que está a um bom tempo e que te comprove algumas revisões e ainda leva num mecânico para ver se o motor e a caixa automática está boa. O resto vc pega em desmanche ou em mecânicas paralelas Exceto dentro da toyota que é um assalto.Os dois dão um pau nesses gol da volks em todos os sentidos..segurança economia, construção itens de conforto. Volks já era…Se a velharia compra carro assassino (veja como eles ficam quando batem e como fica um corolla ou civic e até o fit coparando) Se queres um carro urbano indico o honda fit lxl automático ou o fit ex cvt até o modelo 2008 que são os mais econômicos e mais baratos que esses fit novos a 60.000 R$.Aí já é valor quase do Renegade da JEEP de OOOOUUUUTRO NÍVEL….O modelo brad pit 2003 em diante escolha o se-g até 2004 ou a partir de 2005 tb o xei que já tem abs item importante de segurança.O corolla xli ou o dx são pelados e com poucos itens de segurança.Prefira se for o modelo importado o LE, se for de 1999 em diante o seg ou pelo menos o xei.Indico tb o fit lxl que tem abs e airbag 1.4 e tb o fit ex cvt 1.5 até o ano 2008(os 2007 a 2008 são os melhores).Corolla, civic automático ou automático e fit cvt são excelente para grandes congestionamentos….Só quem já teve sabe. Boicote as carroças nacionais.Abraço

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