“Quem brincava de princesa acostumou na fantasia”

A história de uma princesa falida. Assim pode ser visto o setor de veículo semi-novos neste final de 2010. 

No anos 90 este mercado passou por uma certa zona de conforto, vivendo em paz com a qualidade e o volume de clientes que o procurava. Isto porque as dificuldades na aquisição de carros 0 km nas concessionárias, acabava  “empurrando” uma enxurrada de compradores aos veículos usados.

Ou seja, a carência de políticas de financiamento de carros novos não flexibilizava as negociações, dificultando suas compras. Salvo engano, a partir de 2005 tudo mudou. A economia nacional atravessou mudanças, e a antiga escassez de recursos deu lugar a um volume imenso de dinheiro disponível, sob a forma de financiamentos.

Qual o resultado disso? Uma drástica virada no mercado. Carros O km financiados em até 72 vezes, e mais recentemente contando até com redução de IPI, fazendo os seus valores e condições de pagamento ficarem mais atrativos que os semi-novos.

Assim, este setor passou a se ver em dificuldades até hoje. O mercado de semi-novos não tinham um planejamento para tão dramático cenário, que causou milhares de desempregos e faliu inúmeras empresas.  

Além disso, fazia parte da sua cultura organizacional um péssimo atendimento, desdém com clientes em dificuldades, pouco conhecimento de publicidade e propaganda, e o hábito da ganância até em pequenas negociações.  

O resultado é um mercado claudicante e fraco, com vendedores ociosos, pátios vazios, preços e condições de pagamento muito aquém das concessionárias. Ou seja, quem brincava de princesa acostumou na fantasia. O Rei está nu, e a princesa está falida.  

 A sorte, porém, é que nem tudo está perdido. Quem não quer, ou não pretende ir às concessionárias, ainda pode encontrar gente séria no mercado de semi-novos. Como acontece em todos os setores, os mais competentes se estabelecem.

Autor: Raigilson Ferreira do Blog Criticcidade

Esta entrada foi publicada em Como comprar com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s