Dicas para evitar a compra de carros com quilometragem adulterada

Um ato muito comum para aumentar o valor de revenda do veículo e facilitar a venda é a adulteração de sua quilometragem (redução da quilometragem).

Para fugir deste golpe e evitar maiores problemas, devem ser observados os seguintes itens:

– Veículos com uma quilometragem alta possuem os pedais de embreagem, freio e acelerador gastos. Desta maneira, se o veículo possuir uma quilometragem baixa, mas esses itens estiverem gastos, existe um forte indício de adulteração da quilometragem.

– Caso o carro possua menos de 30.000 km, certifique-se de que os quatro pneus são do mesmo lote e se são os originais do veículo. Com essa quilometragem, os pneus devem estar meia vida. Caso sejam velhos ou novos, desconfie.

– Quando o veículo apresentar baixa quilometragem, mas estofamento muito gasto ou com rasgos e problemas nas costuras, pode ter sofrido adulteração.

– O estado do hodômetro (caso seja analógico) deve ser verificado, porque, muitas vezes, ele é riscado na adulteração.

– Carros oferecidos sem manual do proprietário, quando o dono está com o mesmo há pouco tempo, podem ser veículos de leilão.

 

Funcionamento mecânico do veículo

O funcionamento mecânico é um dos principais itens a serem observados, porque após a compra do veículo, caso ele possua defeitos, pode trazer diversos prejuízos ao comprador. Por isso, deve-se ficar atento aos seguintes itens:

– Analisar o estado geral do motor. Vestígios de óleo pode ser algum tipo de vazamento.

– Com o dedo, verificar a quantidade de resíduos dentro do escapamento. Caso tenha multa sujeira, pode ser um vestígio de que o veículo está queimando mais óleo que o ideal.

– Observar se a água do radiador está muito suja, isso indica certo desgaste do sistema de arrefecimento do motor.

– Existem algumas técnicas que podem encobrir temporariamente defeitos no motor, por isso, o ideal é levar um mecânico de confiança para analisar a parte mecânica do veículo, antes de comprá-lo.

 

Lataria e estrutura do veículo

Para descobrir se o veículo já passou por algum trabalho de funilaria ou pintura mal realizado, deve-se atentar aos seguintes itens:

– Diferença de tonalidade na pintura pode ser sinal de que a repintura foi mal realizada ou foram utilizados produtos de má qualidade.

– Observar o alinhamento das portas laterais, capô e tampa do porta-malas, por meio do espaçamento simétrico entre a carroceria e a peça.

– Caso exista dificuldade no fechamento das portas, capô ou tampa é sinal de que elas já podem ter sido substituídas ou reparadas.

– Se o farol for mais novo em apenas um lado, desconfie. Por uma questão de economia, o dono pode ter trocado apenas a peça quebrada.

– Forração solta pode ser um sinal de que a lataria precisou ser mexida.

 

Dicas gerais

– Verifique se os amortecedores estão bons. Para Isso, pode-se jogar o peso em cima do pára-lama e soltar. Caso o carro suba rapidamente, sem oscilar, significa que o amortecedor está bom.

– O simples ato de sentar-se nos bancos dá uma dimensão do produto. Bancos soltos, tortos, rasgados ou quebrados são péssimos sinais.

– Exija os equipamentos de segurança obrigatórios, que são o extintor de incêndio, macaco, chave de rodas, triângulo, além de cintos de segurança e do estepe.

– Sempre desconfie de preços muito baixos ou condições de compra milagrosas, pode ser que o veículo possua problemas ou tenha procedência duvidosa.

Para saber mais leia também: “O golpe da adulteração da quilometragem“.

Fonte: www.sincor.org.br
Esta entrada foi publicada em Como comprar com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

13 respostas a Dicas para evitar a compra de carros com quilometragem adulterada

  1. Maria Emilia diz:

    Adorei as dicas! me ajudou bastante! Obrigada=D

  2. viviane diz:

    Adorei!!! Muito bom!

  3. flávia motta diz:

    Muito bom, pelo menos agora , como marinheira de primeira viagem , já sei como lidar com tais eventos. obrigada

  4. Rodrigo diz:

    Obrigado pelas dicas vai me ajudar na minha compra!

  5. marinho diz:

    gostei das dicas obrigado o que eu não gostei foi oque postou disendo um picareta como voce eu estou me informand porque vou comprar um carro e não sou picareta e não gosto de pessoas que chama as pessoas de picareta sem saber com quem esta falando vai aqui um conselho respeita para ser respeitado.

  6. Marcos luiz de souza diz:

    muito bom as dicas pricipalmente pra quem vai comprar o primeiro carro,que é sempre uma pregada nas maioria das vezes vcs estão de parabéns.

  7. Felipe diz:

    Muito boa sua dica, serve como uma orientação bastante evidente na hora da compra

  8. Heverton diz:

    Bom dica pra quem que compra carro usado.

  9. odair borghi diz:

    sempre e bom deixar o carro esquentar bem ate q se ligue a ventuina pq ai da pra vc ter uma ideia se tem vazamento no motor e mangueiras, depois q desligar o carro depois de quente espere uns minutos e deite embaixo do motor pra verificar se nao ha vazamentos, e verifique tbm se ja nao foi carro batido………..

  10. ELETRONTEC diz:

    OK , AMIGO GOSTEI MUITO DAS DICA ME AJUDOU BASTANTE, AGORA O QUE VC ACHA DE UM CARRO ANO 2010 1.0 TIPO UM CELTA COM 100.000 KM RODADOS É MAIS FACIL DAR PROBLEMAS NO MOTOR OU EM FUNCIONAMENTO NORMAL UM MOTOR OU VEICULO QUAL A KM MAXIMA ELE PODE ATINGIR SEM TER QUE FAZER REPARO OU MELHOR FAZER O MOTOR COMPLETO VC QUE TEM MAIS EXPERIENCIA ?

  11. ednaldo diz:

    realmente para se comprar um carro usado tem que observar muitas coisas , porque tem muitas pessoas espertas por ai.

  12. Essa pratica é desonesta, deveria existir uma maior fiscalização por parte das autoridades competentes.

  13. simeia diz:

    Estou vendo um carro pra comprar ano 2002 e esta com 3000kilometros rodados,diz ele q tem outro carro por isso quase nao anda nesse estou meio com medo de compra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s