O que está por trás dos juros dos financiamentos

O Jornal Nacional, da Rede Globo, divulgou há pouco tempo, uma reportagem sobre financiamento de carros usados, alertando para a cobrança de Taxa de Retorno (ou Fator R), a comissão que é exigida dos clientes pelas lojas para bonificar (ou premiar) os vendedores que fecham os contratos de crédito.

Na simulação da TV, os jornalistas pediram um financiamento de R$ 15.000 para a compra de um modelo 2006, que seriam pagos em 36 prestações. De acordo com o cálculo efetuado, ao final do plano, sem a taxa de retorno, o veículo ficaria por cerca de R$ 21.350 e, com a taxa, R$ 24.200. Ou seja, seriam R$ 2.850 a mais só de comissão, que estariam embutidos nas parcelas do crediário.

O esquema funciona do seguinte modo: o vendedor trabalha com 12 níveis de Taxa de Retorno, que varia de TR zero (a mais baixa) até TR12 (a mais alta). Cada uma delas representa uma taxa de juros e um percentual diferente de comissão que ele ganha sobre cada veículo financiado.

Ele começa a negociar oferecendo sempre o nível mais alto, pois quanto mais elevado for o juro maior será a comissão a ser recebida da financeira. Se o cliente pechinchar ou relutar em fechar o contrato, o vendedor vai baixando a taxa. Até chegar ao ponto em que o cliente ache que está fazendo um bom negócio. Conclusão: o comprador sai de lá satisfeito, só que não sabe que poderia ter pago bem menos pelo carro. Além disso, acaba bancando uma comissão de crédito que deveria ser arcada pela própria financeira.

Portanto, quando for comprar um carro com financiamento, procure saber as taxas que estão sendo cobradas no contrato. Faça também um cálculo do valor final do veículo e dos juros aplicados. E fique atento sobre qual é a TR que o vendedor embutiu no preço do veículo.

Fonte: Blog AutoEstrada
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4 respostas a O que está por trás dos juros dos financiamentos

  1. Há de se considerar que talvez todo mercado tenha lá suas (dele) artimanhas de otimização de vendas. O consumidor é que tem de ter a sorte de encontrar um blog assim para se manter bem informado.

    Kid
    http://criticcidade.wordpress.com/

  2. Valeria diz:

    Ola Iuri,

    Muito esclarecedor o texto. A midia tem um papel fundamental para o esclarecimento das coisas. Pena que na mair parte dos temas ela o faz para o mal e nao para o bem!!!! Mas voltando ao assunto, parece que quando alguém entra em uma revendedora de carros tenho a impressao que o cliente sempre sai “esfolado”.

    Abraços

    Valeria

  3. Carlos Eduardo Santos Lima diz:

    Estou lendo pela 1ª vez, estou gostando pois, estou pensando em comprar um carro, usado é claro. Vou botar em prática tudo que li a respeito de como verificar um carro, antes de comprar. Valeu !

  4. Igor Kimura diz:

    Bom, existe sim suas verdades nesse texto, mas eu, como vendedor de semi novos não posso deixar de comentar.. Eu, particularmente, sinto muito orgulho da empresa em que trabalho, e o meu prazer é ver os consumidores saírem satisfeitos com o produto que adquiriram, eu ganho sim comissão por venda, mas eu nunca, “esfolei” ninguém, e nem vou fazer isso. Somos seres humanos, precisamos de dinheiro para por comida em casa e temos contas a pagar como todo mundo. A matéria foi boa, mas está exagerando. Nem todos são assim.

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