Vai comprar um carro usado? Confira a documentação.

Existem muitos fatores que podem nos levar à compra de um carro usado, mas devemos estar sempre atentos, pois esta compra pode esconder algumas armadilhas. Para tanto, uma medida importante que pode nos livrar de alguns problemas é conferir a documentação do carro que se pretende comprar.

Cheque a autenticidade dos documentos, conferindo placa, número do chassi, nome do proprietário, entre outros. Exija documentos originais, sempre. Veja se, no documento, constam “Alienação Fiduciária” , “Reserva de Domínio” ou, ainda, se é financiado, o que indica que ele pertence à financeira (banco ou outra instituição). A expressão “Sem Reserva” indica que não há impedimentos à transferência da propriedade do veículo.

A partir da placa, confira se o carro está licenciado em seu município. A transferência de veículos de outras cidades incorre em custos, prazos esticados e burocracia.

Compare o número do chassi – gravado perto do motor, nos vidros e na carroceria – com o do certificado do veículo. Os números e letras da gravação na chapa devem estar alinhados, com espaços regulares e contornos uniformes.

Ainda assim, é fundamental entrar em contato com o Detran de sua cidade para checar o histórico do veículo. De posse do número do Renavan e placa do carro, é possível ter acesso a eventuais multas e bloqueios de IPVA ou informações sobre alienação e roubo.

Não esqueça, verifique também o manual do proprietário do veículo, ele indica se as manutenções do carro foram feitas na rede autorizada e no prazo correto. Desconfie se o dono disser que perdeu o manual ou se este estiver com razuras. O preenchimento correto conta com data, carimbo da concessionária e assinatura do responsável no campo específico de cada revisão programada (10 mil Km, 20 mil Km e assim por diante). Na dúvida pode valer a pena até mesmo consultar a concessionária, que fez (ou não) as revisões do carro em questão, sobre a veracidade das informações do manual. Este procedimento não é muito usual, mas se você tirar uma cópia do manual (páginas que contenham as informações do carro e das revisões), levar até a concessionária e explicar a situação (que você vai comprar o carro e tem dúvidas sobre o documento em questão), pode ser que dê certo. Afinal, comprar carro usado sem o manual do proprietário devidamente preenchido pode ser a maior furada. 

Esta entrada foi publicada em Como comprar, Sem categoria com as etiquetas , . ligação permanente.

4 respostas a Vai comprar um carro usado? Confira a documentação.

  1. Acho interessante o seu blog e estaria interessado em trocar links com seu site. A url é http://www.teucarronovo.com.br seu link estaria em “amigos páginas”

    Espero sua resposta.

  2. Leandro diz:

    Excelente post!! parabéns!!!

  3. Excelentes dicas! Estou buscando informações para trocar de carro e quero fazer um bom negócio, pois não quero perder dinheiro. Quero negociar bem depois de fazer uma boa pesquisa. Mas sempre há dicas que alguns sabem mais que os outros , não é? Encontrei um livro bem legal que também muitas e muitas dicas também.Vou deixar o link aqui para quem se interessar:

    http://goo.gl/xeFWLs

    Abs!

  4. Para quem vai adquirir um novo veículo as dicas são muito boas, ajuda o internauta a verificar a condição em que se encontra um veículo, possibilitando assim checar sua procedência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s